Assaltado gabinete do provedor do Utente da Saúde
O gabinete do provedor do Utente da Saúde, instalado no Centro de Saúde de Ponta Delgada, foi assaltado, tendo sido furtado material informático, disse fonte da Secretaria Regional da Saúde.

Autor: Lusa/Açoriano Oriental

“Foi roubado um computador da sala do provedor, um teclado, uma ‘pen’ e arrombado um armário, bem como remexidas gavetas”, adiantou a mesma fonte, referindo que as autoridades policiais estiveram no local “a recolher elementos de prova para investigar o caso”.

O provedor do Utente da Saúde é um órgão da Região Autónoma dos Açores criado em 2010 para garantir aos utentes do Serviço Regional de Saúde uma entidade “idónea e isenta” ao qual podem apresentar reclamações, sugestões e pedidos de informação.

Atualmente, a provedoria tem apenas ao serviço uma funcionária administrativa, dado que o primeiro e único provedor, Armando Anahory, morreu no ano passado, não tendo ainda o Governo Regional nomeado um substituto para o cargo.

Fonte da Secretaria Regional da Saúde esclareceu ainda que o assalto terá ocorrido no último fim de semana ou na segunda-feira.

O gabinete do provedor está localizado num edifício inaugurado em 2016, com vigilância privada permanente e com câmaras de videovigilância.

Para já, a Unidade de Saúde da ilha de São Miguel, também sediada no mesmo edifício, só pondera reforçar as medidas de segurança caso ocorram novas situações semelhantes, dado que “esta foi a primeira vez”, assegurou a mesma fonte.

O provedor do Utente da Saúde tem por missão elaborar recomendações, sugestões ou pareceres dirigidos às entidades responsáveis pela área da Saúde na região e responder às reclamações dos utentes no sentido de os informar dos seus direitos e deveres.