Aprovada Declaração de Impacte Ambiental favorável condicionada para cais da Praia da Vitória
6 de out. de 2025, 15:19
— Lusa/AO Online
No
documento, assinado pelo secretário regional do Ambiente e Ação
Climática, Alonso Miguel, é determinada "a aprovação da
Declaração de Impacte Ambiental favorável condicionada relativa à
empreitada de construção do Cais Multiúsos do Porto da Praia da Vitória,
na ilha Terceira”, projeto "em fase de estudo prévio".A obra, promovida pela empresa Portos dos Açores, visa aumentar a capacidade operacional e a flexibilidade da infraestrutura.De
acordo com o anexo ao despacho, durante a Avaliação de Impacte
Ambiental foram analisadas soluções alternativas para o prolongamento do
cais, tendo resultado como preferencial a solução que, “no conjunto,
gera menor impacte negativo global face ao objetivo pretendido” da
empreitada. "Não foram evidenciados [...]
benefícios imediatos de se implementar o aprofundamento da bacia de
rotação até -16 m (ZH), face às incertezas de ocorrência de impactes
negativos significativos resultantes da etapa 2 de dragagem. Assim, esta
apenas deve ser implementada depois de demonstrada a sua efetiva
necessidade [mediante] estudos robustos em matéria de hidrodinamismo e
dinâmica sedimentar, bem como da caracterização físico-química dos
dragados", lê-se no documento.Entre as
principais condicionantes impostas pela Declaração de Impacte Ambiental
destacam-se a necessidade do "conhecimento da situação das
características dos sedimentos a dragar, da eventual existência de bens
patrimoniais de valor arqueológico", com a realização de mergulhos de
prospeção arqueológica na área afetada pela ampliação do cais.É
proposta a apresentação de "estudos de dinâmica sedimentar e
hidrodinamismo que permitam colmatar as lacunas que ainda subsistem, de
modo a se compreender melhor os impactes na agitação da água, ondulação e
perfis das praias litorais da bacia portuária da área de estudo", assim
como uma melhor avaliação dos "impactes na biodiversidade, qualidade da
água e arqueologia, na sequência de implementação da empreitada". Defendem-se
"procedimentos de verificação que assegurem que a conduta hidráulica
entre o Paul da Praia da Vitória e a zona da marina na baía portuária
esteja desimpedida ao longo do período de exploração do projeto,
nomeadamente nos últimos meses do ano".Os
programas de monitorização propostos "permitem definir um conjunto das
condicionantes [...] tendente a gerar um balanço de impactes ambientais
positivo com a sua viabilização e do facto de não ter sido identificado
nenhum outro impedimento legal à empreitada", é referido ainda.Por
outro lado, a solução selecionada para o projeto de execução deve
incluir um parecer favorável da Autoridade Nacional de Aviação Civil,
devido à proximidade do aeroporto das Lajes. Fica
também "condicionada à apresentação de um programa de acompanhamento
arqueológico, para as operações de dragagem devidamente articulado e
aprovado pela Direção Regional da Cultura", e de um estudo
socioeconómico dos condicionamentos e benefícios nas atividades
existentes na envolvência do porto, incluindo pesca, atividade
marítimo-turística, lazer e indústrias associadas.