"Apoio estatal garante sobrevivência em período difícil"
TAP
4 de mai. de 2021, 10:24
— Lusa/AO Online
“É evidente que o setor
das companhias e da aviação aérea foi um dos mais severamente afetados
pela pandemia porque foram introduzidos diferentes tipos de restrições
aos voos em vários Estados-membros e, além disso, o número de viajantes
diminuiu substancialmente, por isso claro que as companhias aéreas na
União Europeia atravessaram um período difícil”, declara Valdis
Dombrovskis, em entrevista à agência Lusa, em Bruxelas.Por
essa razão, a “Comissão Europeia aprovou um número considerável de
decisões em matéria de auxílios estatais relativamente a companhias
aéreas”, como foi o caso da TAP, “para garantir que as companhias aéreas
possam realmente sobreviver a este período e, dessa forma, a aviação
possa recuperar assim que as restrições sejam gradualmente aliviadas”,
acrescenta o responsável pela pasta de “Uma economia ao serviço das
pessoas”.Apesar de notar que o dossiê da
TAP é gerido pela área da Concorrência da Comissão Europeia, Valdis
Dombrovskis adianta à Lusa que os apoios portugueses para a companhia
aérea foram permitidos ao abrigo da “flexibilidade permitida no quadro
temporário” para ajudas estatais, escusando-se porém a comentar a
avaliação em curso sobre o plano de reestruturação.Em
2020, a TAP voltou ao controlo do Estado, que passou a deter 72,5% do
seu capital, depois de a companhia ter sido severamente afetada pela
pandemia de covid-19 e de a Comissão Europeia ter autorizado um auxílio
estatal de até 1.200 milhões de euros à transportadora aérea de bandeira
portuguesa.Já este ano, no final de
abril, a Comissão Europeia aprovou um novo e intercalar auxílio estatal
de Portugal à TAP, no valor de 462 milhões de euros, para compensar
prejuízos devido à pandemia de Covid-19.Assumindo
a forma de empréstimo de 462 milhões de euros, que poderá ser
convertido em capital e desembolsado à TAP em uma ou várias prestações,
este último apoio sucede ao outro aprovado em junho do ano passado, no
valor de 1.200 milhões de euros.Segundo
divulgado pelo Governo, o auxílio intercalar visa permitir à companhia
aérea ter liquidez até à aprovação do plano de reestruturação (cuja
apreciação por Bruxelas ainda não foi concluída) e implicará o ajuste do
montante de necessidades de tesouraria constante do plano de
reestruturação dos tais 1.200 milhões de euros.No
Programa de Estabilidade, o Governo previu a transferência de 970
milhões de euros no corrente ano e 800 milhões de euros em 2022,
totalizando 2.970 milhões de euros em termos acumulados (incluindo os
1.200 milhões de euros de 2020).Entretanto,
na semana passada, o ministro de Estado e das Finanças, João Leão,
disse no parlamento que, com a injeção de capital que está prevista para
a TAP, a companhia deverá estar adequadamente capitalizada em 2022 e em
condições de se financiar no mercado.