António Ventura acusa República de falhar com os radares meteorológicos para os Açores

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, António Ventura, acusou o governo de “também ter falhado com os radares meteorológicos para a Região”, uma vez que o arquipélago “não tem qualquer equipamento daquele tipo desde 2016, sendo essa mais uma promessa falhada do executivo de António Costa”, afirmou.


Autor: Susete Rodrigues/AO Online

O social democrata falava após reunir com o responsável pelo Grupo de Trabalho do Clima, Ambiente e Paisagem da Universidade dos Açores, onde frisou, citado em comunicado, que os radares meteorológicos são “fundamentais para a segurança dos açorianos, uma vez que a Região está sujeita, periodicamente a fenómenos naturais”.


Para o deputado, “a informação atempada e atualizada que é fornecida pelos radares torna-se imprescindível a essa mesma segurança”.


“O Governo da República, neste caso em conjunto com o Governo Regional, tem vindo a prometer, desde 2016, a reinstalação do radar da Serra de Santa Bárbara e a construção de um novo radar em São Miguel”, recordou Ventura.


“Estamos em 2019, quase no final da legislatura, e ainda não existe nenhum radar meteorológico nos Açores”, constata o social democrata.


“Os dois governos devem pronunciar-se sobre esta situação, em que se corre mesmo o risco de negligenciar a segurança dos açorianos”, concluiu António Ventura.