Angra: um paraíso seguro para poder passar férias e viver

O convite vem da Câmara de Angra do Heroísmo e é claro: visite a cidade sem recear dissabores. Tome um roteiro turístico como referência e veja lá se encontra razões para não se divertir


Autor: Concelho@concelho

Se assim entender, nem vai ter de andar de mapa na mão para passar um bom período na maior cidade da Terceira, já que a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo (CMAH) cuidou de lhe preparar um trajeto turístico para umas férias tranquilas, divertidas e seguras.
O momento atual não dispensa cuidados – os perigos da pandemia ainda são reais, apesar de mais controlados -, mas há inúmeras maneiras de conseguir vivê-lo no município angrense, sem ter de temer dissabores e problemas de maior em termos de saúde. O concelho e os respetivos agentes privados souberam reagir à Covid-19, que deixou o seu último marco na ilha Terceira a 20 de junho, aquando do desembarque de um passageiro não residente nos Açores.
Este ano, as gentes da ilha lilás não tiveram outro remédio se não se conformarem com o cancelamento dos seus grandes eventos culturais: festas da Praia, touradas à corda e Sanjoaninas, todas elas terão de esperar pelo próximo ano para se cumprirem.
No entanto, o espírito dos terceirenses não saiu amputado diante das contrariedades e prova disso mesmo foi a concretização da regata tradicional ‘8 aos ilhéus’, evento que há 25 anos integra o programa Festas das Sanjoaninas. Desta vez, os veleiros seguiram em ritmo de passeio e fizeram o oito aos Ilhéus das Cabras acompanhados por kayaks, motos de água, windsurfers​ e embarcações 420.
O momento revestiu-se simbolicamente de uma homenagem a Angra do Heroísmo e às vítimas do novo coronavírus. Faça a sua desfrutando do que aquela cidade tem mais de belo e diferente para oferecer.

Esquecer a quarentena com uns bons trilhos
Não pode perder de mente essa ideia fantástica de conhecer ou revisitar os atrativos culturais e religiosos da cidade património Mundial da Unesco: são ponto de paragem obrigatório para quem visita Angra do Heroísmo pela primeira vez e um dejá vu sempre apetecível a todos aqueles que estão de regresso à ilha Terceira. Mas já aí vamos. Antes, deixe-nos dar nota de alguns trilhos que seguramente vai ter prazer em fazer se escolher o concelho angrense para uma ‘escapadinha’, sobretudo, agora que o verão parece finalmente ter chegado ao arquipélago em toda a sua força e esplendor.
Os meses em estado de calamidade e depois de emergência, roubaram-nos alguns quilómetros e – pior – privaram-nos do convívio são e despreocupado com aqueles de quem mais gostamos. O momento atual, apesar das cautelas que se impõem, é, felizmente outro, pelo que não há razões plausíveis para não aproveitar os agradáveis trilhos pedestres dos Mistérios Negros, Monte Brasil e da Serreta – Lagoinha. Dê a si o prazer de ver encostas tingidas de verde fundirem-se com o azul pintado do mar e a condição arquipelágica reforçar o seu sentido. Viva a ilha, também contemplando as demais. E faça-o em boa companhia.
Se é desportista, esta é uma boa notícia: a Câmara Municipal criou o Angra Running Guide, um guia único feito à sua medida que lhe vai permitir gozar de várias rotas turísticas do centro histórico de Angra ao som de DJ’s locais. Saiba em detalhe como correr por entre o legado cultural e a natureza do município, acedendo ao seguinte site: https://issuu.com/rubenquadrosramos/docs/angra_running_guide.

Desfrute de uma das maiores áreas naturais da Região
Quando estiver na reserva natural da Serra de Santa Bárbara e dos Mistérios Negros pode orgulhar-se de estar a pisar uma das maiores áreas naturais dos Açores. Com 1863,40 hectares, inclui uma das maiores e mais bem conservadas manchas de vegetação natural da Região, apresentando grande diversidade de espécies, habitats e ecossistemas protegidos.
Visite o centro ambiental lá localizado e tire ainda tempo para admirar as Lagoinhas do Vale Fundo, bem como as lagoas do Pinheiro, Joaninha, Negra e do Cerco, esta última posicionada na encosta norte da Serra de Santa Bárbara. Na vertente sul, mais propriamente na freguesia de São Bartolomeu, encontre a Lagoa da Falca, outra paisagem natural incrível e igualmente capaz de ‘abafar’ o stress e os ruídos rotineiros do dia a dia.

Anote aí: Algar do Carvão e Gruta do Natal
O concelho de Angra do Heroísmo apresenta um amplo património espeleológico que ganha expressão nas suas cerca de 44 cavidades naturais e caminhos subterrâneos. Não obstante o número e a natureza geológica diversa, a Gruta do Natal e o Algar do Carvão merecem o título de pontos mais emblemáticos desse património e, portanto, a visita é (quase) obrigatória.
Se foi percorrer o trilho dos Mistérios Negros, na Serra de Santa Bárbara, ou tenciona fazê-lo, visite a Gruta do Natal. Observe naturezas geológicas diversas (como escorrências de diferentes tipos de lava, estafilites e balcões laterais) e compreenda melhor as manifestações vulcânicas que estiveram na génese das ilhas açorianas.
A título de curiosidade: sabia que a Gruta do Natal recebeu esse nome porque a Associação Os Montanheiros levou a efeito uma missa de Natal no dia 25 de dezembro de 1969? E que esse foi o primeiro dia que o público a pôde visitar?
A gruta do Algar do Carvão, classificada como Monumento Natural, é também um local especial. Localizada na freguesia de Porto Judeu e situada dentro da caldeira do Guilherme Moniz, a 640 metros de altitude, esta cavidade vulcânica já viu a sua importância geológica e espeleológica reconhecida por notáveis especialistas estrangeiros.
Por norma, é a presença das estalactites de sílica o aspeto que mais chama a atenção dos visitantes e mais suscita a sua curiosidade, mas se é um entusiasta de aves ou de plantas, vai também gostar de visitar o algar.
A história do Algar do Carvão está também relacionada com a Associação ‘Os Montanheiros’, que, em 1966, abriu um túnel de acesso para que o público a pudesse finalmente visitar. Entretanto, este espaço tem também como particularidade histórica o facto de a primeira descida ao seu interior ter ocorrido há 127 anos, em 1893.
Um património mundial à mercê da sua curiosidade
Estar em Angra do Heroísmo, significa pisar o solo de uma cidade declarada Património Mundial da Humanidade pela Unesco, reconhecimento obtido na sequência do trabalho reabilitação arquitetónica efetivado após o violento sismo de 1 de janeiro de 1980, que destruiu grande parte das construções existentes.
Espelho desse mesmo trabalho, é a Catedral da Sé, cujo nome oficial é Igreja do Santíssimo Salvador da Sé. Atualmente sede do Bispado dos Açores, foi construída sobre a anterior Igreja de São Salvador, do ano de 1496. Da primitiva igreja restou apenas o altar mor, situado debaixo da capela principal. O edifício atual teve a sua construção iniciada em 1570 e foi alvo de diversos restauros, não só por força do sismo, mas também de um incêndio em 1984.
Ainda no centro histórico, vá até à Praça Velha, que se estende diante do edifício da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo. Também conhecida como Praça dos Santos Cosme e Damião ou Praça da Restauração, esta foi a primeira praça portuguesa projetada para servir como ponto de encontro de dois arruamentos, seguindo o pensamento vigente no Renascimento. Tinha conhecimento?
Não deixe igualmente de visitar o Jardim Duque da Terceira, ladeado pelos conventos Franciscano e Jesuítas, assim como o Cais da Alfândega, o Palácio dos Capitães Generais e o Forte de São João Baptista. Este último, além do legado histórico que cristaliza e transmite a todos quantos o visitam, proporciona uma vista incrível sobre uma cidade que teve um papel fulcral na restauração da independência e no período das lutas entre absolutistas e liberais.

Banhos seguros e desportos radicais
O município de Angra do Heroísmo ostenta, este ano, oito Bandeiras Azúis, tendo a Prainha (zona balnear que pode encontrar a dois minutos do centro histórico) renovado o galardão depois de o ter perdido no ano passado.
Em São Carlos, a cerca de 1,5 quilómetros do centro de Angra, está a Silveira, uma zona balnear muito procurada pelos chamados banhistas ‘de todo o ano’ e que, em condições normais, costuma dar lugar a provas de natação e canoagem fora do período balnear.
Mas há mais, se gosta de procurar pelo sol e por locais diferentes para ir a banhos. Tem a zona balnear dos Salgueiros como opção, assim como as das Cinco Ribeiras, Negrito, Refugo e Salga, tendo todas elas revelado padrões de excelência ao nível da qualidade das águas nos testes realizados pelo INOVA.
Mas vamos à novidade: a autarquia acaba de inaugurar a zona balnear do Fanal e isso significa não só que pode passear-se entre o cais da Figueirinha e a baía do Fanal na ligação pedonal lá construída, como tem mais um espaço incrível à disposição para ir a banhos. As acessibilidades são ótimas e os parques de estacionamento do Forno de Cal e do Relvão têm capacidade para 258 viaturas no total.
O sol está forte demais ou teima em não aparecer? Sempre pode contactar uma empresa de animação turística para alugar uma moto 4, fazer canyoning ou rappel. “E observar baleias e golfinhos ou fazer mergulho?” - também é possível. Aliás, a cidade conta com um património subaquático incrível, que vai poder constatar ao mergulhar no Parque Arqueológico Subaquático da Baía de Angra do Heroísmo.

Coma bem e durma ainda melhor
Desde que os céus açorianos se abriram às companhias aéreas de baixo custo, o setor do turismo na Região foi catapultado para um nível sem precedentes, registando afluências recorde e desencadeando o surgimento de milhares de unidades turísticas, nas mais variadas tipologias (como alojamento local e hotéis).
A ilha Terceira e, como tal, Angra do Heroísmo não foram exceção à regra confirmada no arquipélago, pelo que terá margem mais que confortável para escolher o local perfeito para a sua estadia, se for esse o seu desejo.
Até ser tempo do ‘descanso do guerreiro’, não se coíba: conviva com um povo que sabe como fazer uma boa festa e conheça mais sobre a gastronomia do município.
Entre num dos muitos cafés e pastelarias da cidade e delicie-se com uma queijada Dona Amélia. Se a fome apertar, não deixe de saborear uma alcatra ou umas sopas de Espiríto Santo em restaurantes típicos de cozinha tradicional terceirense. São Mateus tem bom peixe, não se esqueça de passar por lá.