ANA acusa SATA de desrespeitar ‘slots’ em Ponta Delgada e causar acumulação de passageiros
6 de jul. de 2022, 15:43
— Lusa/AO Online
As declarações
foram feitas durante uma audição na Assembleia da República, a pedido do
PSD, para esclarecimentos sobre a operação nos aeroportos de Lisboa e
do Porto.Em resposta a questões do
deputado Paulo Moniz, do PSD, sobre problemas no Aeroporto João Paulo
II, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, nos Açores, o responsável da gestora aeroportuária
disse que “o desrespeito, da SATA, pelos ‘slots’ que lhe foram
entregues cria uma acumulação de passageiros, em certos momentos do
dia”.Os chamados ‘slots’ são faixas
horárias atribuídas às companhias aéreas em determinado aeroporto, para
descolarem e aterrarem as aeronaves.Questionado
sobre os investimentos naquele aeroporto açoriano, Thierry Ligonnière
lembrou que a SATA tem uma dívida acumulada com a ANA superior a 11
milhões de euros. “Também era bom que a
ANA tivesse, no aeroporto de Ponta Delgada, a remuneração pelos serviços
que ela presta”, vincou o gestor.Ainda
assim, Ligonnière disse que estão a ser feitos desenvolvimentos de
capacidade naquela infraestrutura, “para poder dar resposta às
necessidades, sobretudo de portas de embarque”.A 14 de junho foi anunciado que a SATA teve em 2021 um resultado antes de
juros e impostos positivo e um resultado líquido negativo de –57,4
milhões de euros, uma melhoria de mais de 30 milhões face a 2020.A 07 de junho, a Comissão Europeia aprovou uma ajuda estatal portuguesa
para apoio à reestruturação da companhia aérea de 453,25 milhões de
euros em empréstimos e garantias estatais.As
dificuldades financeiras da SATA perduram desde pelo menos 2014, altura
em que a companhia aérea detida na totalidade pelo Governo Regional dos
Açores começou a registar prejuízos, agravados pelos efeitos da
pandemia de covid-19, que teve um enorme impacto no setor da aviação.