Alunos dos Açores com mais 4.000 computadores para ensino à distância
Covid-19
29 de jan. de 2021, 15:47
— Lusa/AO Online
No anúncio,
que foi feito pela secretária regional da Educação, Sofia Ribeiro, no
âmbito dos trabalhos parlamentares da Assembleia Legislativa Regional, a
decorrem ‘online’, foi referido que o número de computadores neste
momento disponíveis “é inferior a 4.000”.Sofia
Ribeiro destacou ainda o “esforço das autarquias de todos os espectros
político” na aquisição destes meios para os alunos necessitados.A
titular da pasta da Educação falava na sequência de uma proposta do
BE/Açores para se encomendar à Universidade dos Açores um estudo que
avalie os efeitos do ensino à distância, devido à pandemia da Covid-19, e
que foi viabilizada pelo parlamento apenas com os votos contra do
Chega/Açores e favoráveis de PSD, CDS-PP, PPM, IL, PS, BE e PAN. A
governante sugeriu a criação de uma comissão de trabalho, no
parlamento, para que se promova uma auscultação de todos os agentes do
ensino e se “defina critérios de avaliação” para o ensino à distância. Sofia
Ribeiro anunciou ainda que as escolas vão promover, já na próxima
semana, uma primeira avaliação do ensino à distância nos Açores, na
sequência das “medidas complementares às adotadas pelo Governo
anterior", socialista, bem como da “avaliação livre” que foi sugerida
aos conselhos executivos para “definir políticas educativas”.Na
apresentação da proposta do BE/Açores, por Alexandra Manes,
recomenda-se ao Governo Regional que “encomende à Universidade dos
Açores um estudo que avalie os efeitos do ensino à distância no processo
de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento das crianças e jovens de
todos os níveis de ensino das escolas", que, por "determinação das
autoridades de saúde ou do Governo Regional dos Açores, encerraram
durante mais de um mês no ano letivo 2020-2021”.A
parlamentar defendeu que o estudo deve compreender duas fases, a
primeira das quais “deve incidir na avaliação preliminar dos efeitos do
ensino à distância no processo de ensino-aprendizagem, nas competências e
no desenvolvimento das crianças e jovens”, entre outras medidas.Numa
segunda fase, o estudo “deve ter uma perspetiva de médio e longo prazo,
devendo focar-se nos efeitos do ensino à distância nas crianças da
região, nomeadamente no desenvolvimento, percurso académico e integração
social, devendo concentrar a sua incidência nas comunidades mais
afetadas pelo encerramento das escolas”.Na
discussão do diploma, o socialista Rodolfo Franca considerou que o
Governo anterior, socialista, “em meia dúzia de dias conseguiu
implementar” um modelo de ensino à distância na primeira fase da
pandemia, e referiu que no modelo do atual executivo de direita “a
transparência não é percecionada”, havendo que fazer um “esforço para
combater as desigualdades no acesso aos computadores”. Joaquim
Machado, da bancada social-democrata, na sequência das declarações do
deputado socialista, considerou estar “de volta um PS arrogante que
enjeita responsabilidades de 24 anos de governação” e o “estado que a
governação socialista deixou os Açores, e também a educação”.A
centrista Catarina Cabeceiras subscreve o estudo, mas salvaguarda que
este é “global sem considerar as especificidades das escolas”, havendo
que envolver neste processo todos os agentes do setor da educação.Pedro
Neves, do PAN, considerou que “há uma diferenciação digital nos Açores
devido à diferenciação económica”, havendo "jovens mais parcos, mais
desiguais”, que necessitam de ser dotados com as “ferramentas adequadas”
no acesso ao ensino.O líder do Chega,
também parlamentar no hemiciclo açoriano, Carlos Furtado, lamentou que,
na classe média, “os pais dos alunos não se tenham poupado a custos para
comprar computadores, fazendo créditos”, com valores que atingiram
entre 400 a mil euros, apontando que estas são pessoas que trabalham e
com encargos mensais a cumprir e que não contaram com o apoio do Estado
nesta matéria. O deputado Paulo Estevão,
líder do PPM, concorda com o estudo, mas defendeu que a análise se deve
estender também ao ano letivo 2019-2020 com base numa “avaliação
objetiva e não ideológica”.Nuno Barata,
parlamentar único da Iniciativa Liberal/Açores, considerou que “não há
outro elevador social que a educação”, sendo “inadmissível que uma
criança não tenha acesso à internet e um computador”, havendo que
“construir um novo tempo para as crianças”.