Altice Portugal cria empresa Meo Serviços Técnicos focada nos serviços de rede
15 de abr. de 2019, 14:20
— Lusa/AO Online
A Meo Serviços Técnicos terá a mesma Comissão
Executiva da Altice Portugal, sendo liderada por Alexandre Fonseca, vai
cobrir os serviços de rede de fibra ótica, cobre, móvel e toda a
componente de infraestrutura civil, onde se incluem os postos, condutas,
componentes de eletricidade, entre outros.A
nova empresa vai incorporar os cerca de 2.000 colaboradores da Altice
Portugal que operam nesta área, bem como as participações sociais que o
grupo detém na TNord e SudTel.Atualmente, a
responsabilidade de manutenção de rede no grupo Altice Portugal está a
cargo da Direção de Field Operations (DOI), enquanto a instalação e
manutenção de clientes, tal como a manutenção da rede propriamente dita,
estão a cargo dos 'service providers' (fornecedores de serviços) TNord e
SudTel."Temos duas entidades, a TNord e a
SudTel, empresas que fazem parte de um universo chamado Altice
Technical Services, que são detidas em parte pelo grupo Altice" e o "que
acontece é que essas empresas passarão a estar, do ponto de vista
societário, também incluídas neste universo chamado Meo Serviços
Técnicos", explicou à Lusa o presidente executivo da Altice Portugal,
Alexandre Fonseca.Ou seja, a nova empresa,
além de incorporar os cerca de 2.000 colaboradores da Altice Portugal,
vai também ser a 'entidade mãe' da TNord e SudTel, englobando os seus
trabalhadores.Sobre as 2.000 pessoas a
serem transferidas para a Meo Serviços Técnicos, tal acontecerá mediante
o "mecanismo de cedência ocasional" que está previsto no Acordo
Coletivo de Trabalho (ACT), acrescentou Alexandre Fonseca.Este mecanismo garante não só ao trabalhador a manutenção das suas condições laborais, como também a possibilidade de retorno.O gestor salientou que este mecanismo "é de caráter voluntário".Relativamente
ao número de trabalhadores na nova empresa, tendo em conta que inclui
colaboradores da TNord e SudTel, Alexandre Fonseca referiu que o
universo poderá ultrapassar as 3.000 pessoas em momentos "de pico" de
trabalho.Questionado sobre quando é que
este novo processo de organização estará concluído, Alexandre Fonseca
disse esperar que tal aconteça "até final do primeiro semestre".Alexandre
Fonseca reiterou que a Altice Portugal pretende ser "cada vez mais uma
empresa de serviços", "reconhecida pela sua qualidade de serviços ao
cliente".Sublinhando que a Altice Portugal
é "o investidor com mais arrojados projetos de investimento" no setor, o
gestor argumentou que o investimento feito pela dona da Meo nas
infraestruturas "vai permitir dar melhor serviço" aos clientes.Alexandre
Fonseca destacou a aposta da equipa de gestão da Altice Portugal em
"colocar o foco no momento certo, na altura certa, nas unidades de
negócio certas".A Meo Serviços Técnicos vai permitir à Altice Portugal ter 'um braço' com foco na área das infraestruturas e das redes.O
gestor admitiu ainda a possibilidade da Meo Serviços Técnicos, enquanto
"empresa autónoma", poder vir a prestar serviços a outras empresas fora
do universo Altice Portugal.Jorge Fonseca será o novo diretor executivo das operações da nova empresa.
Notícia atualizada às 16h55