Altice Portugal cria empresa Meo Serviços Técnicos focada nos serviços de rede

15 de abr. de 2019, 14:20 — Lusa/AO Online

A Meo Serviços Técnicos terá a mesma Comissão Executiva da Altice Portugal, sendo liderada por Alexandre Fonseca, vai cobrir os serviços de rede de fibra ótica, cobre, móvel e toda a componente de infraestrutura civil, onde se incluem os postos, condutas, componentes de eletricidade, entre outros.A nova empresa vai incorporar os cerca de 2.000 colaboradores da Altice Portugal que operam nesta área, bem como as participações sociais que o grupo detém na TNord e SudTel.Atualmente, a responsabilidade de manutenção de rede no grupo Altice Portugal está a cargo da Direção de Field Operations (DOI), enquanto a instalação e manutenção de clientes, tal como a manutenção da rede propriamente dita, estão a cargo dos 'service providers' (fornecedores de serviços) TNord e SudTel."Temos duas entidades, a TNord e a SudTel, empresas que fazem parte de um universo chamado Altice Technical Services, que são detidas em parte pelo grupo Altice" e o "que acontece é que essas empresas passarão a estar, do ponto de vista societário, também incluídas neste universo chamado Meo Serviços Técnicos", explicou à Lusa o presidente executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca.Ou seja, a nova empresa, além de incorporar os cerca de 2.000 colaboradores da Altice Portugal, vai também ser a 'entidade mãe' da TNord e SudTel, englobando os seus trabalhadores.Sobre as 2.000 pessoas a serem transferidas para a Meo Serviços Técnicos, tal acontecerá mediante o "mecanismo de cedência ocasional" que está previsto no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), acrescentou Alexandre Fonseca.Este mecanismo garante não só ao trabalhador a manutenção das suas condições laborais, como também a possibilidade de retorno.O gestor salientou que este mecanismo "é de caráter voluntário".Relativamente ao número de trabalhadores na nova empresa, tendo em conta que inclui colaboradores da TNord e SudTel, Alexandre Fonseca referiu que o universo poderá ultrapassar as 3.000 pessoas em momentos "de pico" de trabalho.Questionado sobre quando é que este novo processo de organização estará concluído, Alexandre Fonseca disse esperar que tal aconteça "até final do primeiro semestre".Alexandre Fonseca reiterou que a Altice Portugal pretende ser "cada vez mais uma empresa de serviços", "reconhecida pela sua qualidade de serviços ao cliente".Sublinhando que a Altice Portugal é "o investidor com mais arrojados projetos de investimento" no setor, o gestor argumentou que o investimento feito pela dona da Meo nas infraestruturas "vai permitir dar melhor serviço" aos clientes.Alexandre Fonseca destacou a aposta da equipa de gestão da Altice Portugal em "colocar o foco no momento certo, na altura certa, nas unidades de negócio certas".A Meo Serviços Técnicos vai permitir à Altice Portugal ter 'um braço' com foco na área das infraestruturas e das redes.O gestor admitiu ainda a possibilidade da Meo Serviços Técnicos, enquanto "empresa autónoma", poder vir a prestar serviços a outras empresas fora do universo Altice Portugal.Jorge Fonseca será o novo diretor executivo das operações da nova empresa. Notícia atualizada às 16h55