Alguns serviços de autarquias e escolas encerrados
A greve geral encerrou esta quarta-feira vários serviços das autarquias nos Açores e também várias escolas, principalmente no ensino básico, disse a coordenadora regional da CGTP, Graça Silva.

Autor: Lusa/AO online

Embora sem dispor ainda de dados concretos, a responsável da CGTP adiantou que a adesão "está a ser bastante positiva na administração local" e acrescentou que "existem muitos serviços encerrados nas autarquias" no arquipélago.

"Há também escolas encerradas, principalmente no ensino básico, o caso de estabelecimentos de ensino em São Brás e Porto Formoso, ambos na ilha de S.Miguel", indicou Graça Silva, revelando que no caso do pessoal auxiliar dos hospitais "há também uma grande adesão", embora sem poder aferir para já se existem serviços encerrados.

Graça Silva admitiu que esta possa ser "uma paralisação com uma adesão superior nos Açores às greves anteriores", mas o balanço da adesão só será feito pelas 16:30.

A greve geral de hoje, de 24 horas, foi convocada pela CGTP em protesto contra o agravamento das políticas de austeridade e em defesa de políticas alternativas que favoreçam o crescimento económico.

O protesto conta ainda com a adesão de 28 sindicatos independentes, bem como com a participação de cerca de 30 sindicatos da UGT, embora esta estrutura se tenha demarcado da paralisação.

A Confederação Europeia de Sindicatos convocou uma Jornada de Luta Europeia para hoje num protesto contra as medidas de austeridade em vários países da Europa, prevendo-se protestos também noutros países europeus, como Espanha e Grécia.