Autor: Lusa/AO online
“Não existe nenhum problema na mudança”, disse a rainha de Espanha, em declarações a um grupo de jornalistas durante uma visita à sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.
Questionada como se sentia após o anúncio do rei Juan Carlos I, realizado na segunda-feira, Sofia afirmou estar tranquila e igual.
“A mudança vai ser completamente tranquila e a continuidade será assegurada com o príncipe (…) com o meu filho [Felipe, príncipe das Astúrias], que está ciente de tudo”, referiu.
Estas são as primeiras declarações da rainha espanhola após a abdicação do rei Juan Carlos I.
Os jornalistas questionaram ainda Sofia sobre a princesa Letizia e as recomendações que dará à mulher do futuro rei: “Que continue igual. É competente e encantadora e gosto muito dela”, respondeu a monarca.
A rainha Sofia visitou hoje a sede da ONU, onde se reuniu com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e proferiu um discurso no conselho executivo da UNICEF (Fundo Internacional de Emergência para a Infância das Nações Unidas).
O rei de Espanha, Juan Carlos de Borbón y Borbón, de 76 anos, anunciou segunda-feira a sua vontade de entregar a coroa ao filho, Felipe, depois de um reinado de 39 anos, um dos mais longos da história, para dar a vez a uma nova geração “que reclama um papel de protagonismo”.