AICEP arranca com 'AICEP na Estrada' para apoiar empresas de regiões periféricas
28 de out. de 2024, 10:49
— Lusa/AO Online
A primeira região a ser alvo desta iniciativa é ilha Terceira, Açores, e acontece já no próximo dia 31 de outubro."É
uma iniciativa que visa levar a AICEP [Agência para o Investimento e
Comércio Externo de Portugal] às regiões (...) do interior do país e
periféricas para dar a conhecer o conjunto de atividades" e a estratégia
da entidade, explicou Ricardo Arroja.No
fundo, "explicar às pessoas (...) qual é o mandato de atuação da AICEP",
que se dedica à captação de investimento direto estrangeiro (IDE) e
também à promoção das exportações".Em
segundo lugar, "procura também dar a conhecer aos locais o conjunto de
atividades concretas que a AICEP pode desempenhar e em que medida é que
pode também auxiliar as empresas nos seus próprios processos de
capacitação e acesso a mercados", prosseguiu o presidente da AICEP."Para
tal, vamos ter a Academia AICEP neste evento nos Açores e vamos também
ter a AICEP Global Parques, que é uma subsidiária da AICEP que faz a
gestão de parques industriais, precisamente porque há muitas zonas do
país onde há território disponível, mas frequentemente não existe o
'know-how' de gestão de parques industriais", sendo esta "uma atividade
na qual nós também podemos intervir", acrescentou.Além
disso, serão também agraciadas "algumas empresas que se tenham
destacado em cada região, não só em termos de crescimento do volume de
negócios, mas também em termos de crescimento do número de empregados,
procurando traduzir aqui o conceito da empresa de 'alto crescimento'
['High Growth Firm'], que é habitualmente utilizado na União Europeia",
destacou.Isso também permite a estas
empresas "apresentarem as suas atividades na mesa redonda que se segue e
discutirmos também questões mais gerais de política económica,
incluindo pontos a explorar e custos de contexto a ultrapassar, que
possam ser identificados pelas respetivas empresas".Em
suma, o objetivo é levar a AICEP às regiões do país "onde às vezes é
preciso fazer uma disseminação mais intensa pelo facto de o conhecimento
não estar tão publicitado e concretizar em que áreas é que AICEP pode
efetivamente acrescentar valor às empresas locais e servir de plataforma
para que empresas locais que tenham perspetiva e ambição de crescerem
nos mercados internacionais o possam fazer", sintetizou. Ricardo
Arroja adiantou que se pretende "fazer uma iniciativa destas a cada
dois meses, idealmente mensal, em locais diferentes".O segundo destino "já está identificado", mas "nesta fase ainda não posso divulgar", concluiu.A
iniciativa contará com especialistas da AICEP que irão apresentar os
principais programas desenvolvidos com vista ao sucesso no processo de
internacionalização, bem como incentivos e outros serviços
disponibilizados pela Agência.