Agências vão emitir 'vouchers' para reembolso dos voos da SATA
Covid-19
6 de abr. de 2020, 15:58
— Lusa/AO Online
A medida permite ao cliente trocar o valor do
‘voucher’ por outros serviços da agência de viagens durante um ano e
surge após um acordo entre a transportadora açoriana (detentora da
Azores Airlines, ramo que faz as ligações de e para fora da região) e a
Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APVT).Segundo
o comunicado de imprensa divulgado pela APVT, a iniciativa surge para
encontrar "soluções flexíveis para os ‘vouchers’" e para minimizar os
impactos económicos da pandemia de covid-19 no setor. "Simplificamos
e flexibilizamos os processos por forma a assegurar maior autonomia e,
desta forma, garantir a agilidade que o momento reclama. Deste nosso
lado, enviamos o nosso contributo ativo para que, juntos, consigamos
enfrentar o enorme desafio que temos pela frente", afirma o
administrador da SATA Mário Chaves, citado na nota.A
implementação desta política, sublinha, além de "dar tempo às empresas
para se recomporem economicamente", permite ao cliente ficar com o
"reembolso garantido".Assim, um cliente
que tenha adquirido um bilhete da transportadora através de uma agência
de viagens poderá ser reembolsado através de um ‘voucher’ com a duração
de um ano.Este possibilita ao cliente a
troca da viagem por outro serviço fornecido pela agência, ao contrário
dos ‘vouchers’ habitualmente emitidos pelas companhias aéreas, que
permitem o adiamento da viagem para outra altura. O
presidente da APVT, Pedro Costa Ferreira, afirma, citado no mesmo
comunicado, esperar que "este acordo possa ser um exemplo para todo o
mercado", uma vez que a SATA - detido pelo Governo dos Açores - é a
primeira companhia nacional a adotar a política.