Autor: Lusa / AO online
“Tenho boas expetativas perante o novo ministro da Economia”, afirmou o presidente da APAVT, João Passos, em declarações à Lusa, ressalvando que “mais importante do que as pessoas é que estas reconheçam a importância do turismo” para a economia do país.
O presidente da APVT ressalvou não poder “passar um cheque em branco” à nova equipa ministerial, mas diz que acredita que a nova equipa, liderada pelo ministro da Economia Álvaro Santos Pereira, vai “promover uma maior abertura” no setor.
João Passos defende que o turismo é um setor que precisa de regulação, mas acha que esta deve ser feita sem intervenção do Estado (auto regulação) uma vez que o setor é eminentemente privado.
“O setor não tem tido o tratamento que devia ter. Todos concordam sobre a importância do turismo, mas o importante era que, desta vez, a voz do governo desta pasta fizesse chegar a sua voz ao conselho de ministros”, afirmou João Passos.
Entre as prioridades para o setor, que serão traçadas pela nova equipa governamental, o presidente da APAVT elege como a “mais importante” a promoção de Portugal como país turístico, lembrando que em muitos locais do mundo o país continua a ser desconhecido.
“Parte das verbas geradas pelo turismo deviam ser aplicadas na promoção da imagem do país lá fora”, defendeu.
João Passos elege ainda a nova lei das agências de viagens, aprovada há pouco mais de um mês, como outra das suas preocupações.
“Precisamos de adaptar melhor as leis à realidade, nomeadamente esta nova lei que todos os partidos concordam que deve ser alterada, sob pena de prejudicar muito a atividade” das agências de viagens.