Autor: André Medina
Na mais recente edição da prova “rainha” do futebol regional, que tem arranque previsto para o próximo dia 16 de novembro, a arbitragem irá contar com três “caras novas”, mantendo-se, no entanto, um grupo de quinze árbitros para dirigir as 18 jornadas do campeonato.
Neste capítulo, destaque para as entradas de Dário Soares (AFAH), de Diogo Botelho, da Associação de Futebol de Ponta Delgada (AFPD), e de João Miranda, da Associação de Futebol da Horta (AFH), que renderam os lugares de PedroAmaral (AFPD), Rui Cabral (AFH) e Vasco Almeida (AFAH).
Recorde-se que, na época transata, Diogo Tavares (AFPD) foi considerado o melhor árbitro do campeonato (nota final de 8,702 valores), sendo seguido por João Branco (8,695) e José Pereira (8,690), ambos também da AFPD.
Assim sendo, o quadro de árbitros para ajuizar os 90 encontros da 13.ª edição do Campeonato de Futebol dos Açores será composto por Bernardo Picanço (AFAH), Bruno Costa (AFAH), Dário Soares (AFAH), Diogo Botelho (AFPD), Diogo Tavares (AFPD), Duarte Travassos (AFPD), Fábio Oliveira (AFPD), Fernando Sequeira (AFPD), João Miranda (AFH), João Branco (AFPD), João Silva (AFPD), Jorge Pereira (AFAH), José Pereira (AFPD), Pedro Amaral (AFPD) e Samuel Moreira (AFAH).
No que diz respeito ao quadro de observadores, que na próxima época desportiva contará com oito elementos (mais um face à última temporada), destaque para as presenças de Hélio Duarte (AFH) e Nélson Moniz (AFPD), registando-se apenas a saída de João Miranda (AFH).
O quadro de observadores para o CFA
2025/2026 será, então, composto por Artur Teixeira (AFAH), César Andrade
(AFPD), Diogo Andrade (AFAH), Hélio Duarte (AFH), Hugo Teixeira (AFAH),
Luís Silveira (AFH), Nélson Moniz (AFPD) e Sérgio Costa (AFPD).