Aerossóis sulfato do vulcão de Cumbre Vieja atingem Açores

IPMA informou hoje que aerossóis sulfato do vulcão de Cumbre Vieja, nas Canárias, atingiram os Açores, causando uma “redução significativa da visibilidade horizontal”


Autor: AO/Rui Jorge Cabral
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou hoje que aerossóis sulfato do vulcão de Cumbre Vieja, nas Canárias, atingiram os Açores, causando uma “redução significativa da visibilidade horizontal”  nas ilhas dos grupos Central e Oriental, numa neblina que se acentuou com a elevada humidade.

Em comunicado, o IPMA explica que “na sequência da erupção do vulcão de Cumbre Vieja, desde o passado dia 19 de setembro de 2021, têm sido emitidos gases e partículas para a atmosfera os quais são transportados a longas distâncias. De acordo com os resultados das previsões do serviço de monitorização atmosférica do programa Copernicus (CAMS), algumas dessas partículas terão chegado ao arquipélago dos Açores sob a forma de aerossol sulfato”.

Conforme refere o IPMA, “este evento é também confirmado pela análise de trajetórias retrógradas do modelo americano HYSPLIT (GFS)”.

O IPMA explica também que “o aerossol sulfato resulta da reação em fase líquida do dióxido de enxofre com a água, constituindo pequenas partículas líquidas, que servem de núcleos de condensação e podem ser transportadas pelo vento. Essas partículas possuem também propriedades óticas que contribuem para uma maior dispersão da luz e, consequentemente, provocam uma redução da visibilidade”.

E acrescenta que “desde o passado dia 29, as observações do IPMA confirmam uma redução significativa da visibilidade horizontal por estas partículas nos grupos Central e Oriental dos Açores, que deverão encontrar-se principalmente numa camada abaixo dos 800 metros de altitude”.

Por fim, o IPMA explica que “a elevada humidade relativa nesta Região terá acentuado este efeito, aumentando o tamanho das partículas e diminuindo o seu índice de refração. De momento não existem medidas da concentração destas partículas, mas as previsões apontam para concentrações específicas entre 0.8 e 10 µg/kg” (microgramas/quilo).

Recorde-se que a erupção do vulcão de Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, nas Canárias, começou no passado dia 19 de setembro e já obrigou à evacuação de mais de 6 mil pessoas das suas casas.