s
Açorianos com prestações notáveis no Rali da Água

Rúben Rodrigues foi terceiro classificado absoluto e assegurou um lugar no pódio à geral, enquanto Henrique Moniz foi quarto nas 2 Rodas Motrizes. PedroCâmara Jr. dominou entre os concorrentes do FPAKJúniorTeam.


Autor: André Medina

Os açorianos RúbenRodrigues, Henrique Moniz e PedroCâmara Jr. “assinaram”, este fim de semana, exibições de luxo no Rali da Água Transibérico Eurocidade Chaves-Verín.

Na sétima e penúltima etapa do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), o campeão dosAçores em título realizou a sua melhor prestação da época, assegurando um lugar no pódio à geral, sendo o segundo melhor português na prova.

Acompanhado por Rui Raimundo, o piloto da Auto Açoreana Racing levou o seuToyota GRYaris Rally2 ao terceiro lugar absoluto, precisando de “gastar” uma hora (h), um minuto (m) e 1.8 segundos (s) para percorrer todos os 115,07 quilómetros (km) do rali levado a cabo pelo Clube de Aventura do Minho (CAMI).

O lagoense Henrique Moniz também esteve em evidência no rali ibérico, ficando “à porta” do pódio destinado aos concorrentes nas 2 Rodas Motrizes (2RM).

De regresso aos comandos de um Renault ClioRally 4/5, o piloto açoriano, que fez dupla com Jorge Diniz, classificou-se na quarta posição nas 2RM (13.º à geral), alcançado, também, o segundo melhor tempo no Power Stage, na 10.ª e última prova especial classificativa (PEC), situação que permite a Moniz somar pontos preciosos nas contas relativas ao Campeonato de Portugal de Ralis nas 2Rodas Motrizes (CPR2RM).

Já PedroCâmara Jr. regressou em “grande estilo” e dominou entre os concorrentes participantes no FPAK Júnior Team, somando a segunda vitória consecutiva na competição.

Depois de dois meses sem competir, o jovem piloto açoriano, que fez dupla com JoãoCâmara num Peugeot 208 Rally6, venceu todas as classificativas, conseguindo uma vantagem final de 2m47s1 para Francisco Fontes, em Lancia Ypsilon Rally6, depois da desistência, a um troço do fim, de AntónioSantinho Mendes, então segundo classificado.

O espanhol Dani Sordo foi o grande vencedor do Rali da Água Transibérico Eurocidade Chaves-Verín.

Ao volante de um Hyundai i20 N Rally2, o piloto espanhol conquistou a segunda vitória da temporada, a apenas 25s9 de Armindo Araújo (Skoda Fabia RS Rally2) - o melhor português em prova -, num rali altamente marcado pela desistência do líder do CPR, o norte-irlandês Kris Meeke, na sequência de um despite, situação que adia a decisão do título para a derradeira prova doCPR, o Rallye Vidreiro Centro de Portugal, que se disputa a 17 e 18 de outubro.