Açores recebem Ocean Talks para abordar observação e preservação dos oceanos

Seis especialistas reconhecidos internacionalmente ligados à observação e preservação dos oceanos participam em São Miguel, em 01 de outubro, na primeira edição do Ocean Talks, partilhando vivências da equipa da expedição “Açores Atlantis 2019”.


Autor: Lusa/AO Online

A Oceans and Flow (Aquatic Movement Culture), que organiza a palestra, é "uma comunidade internacional focada na água e no movimento aquático e organiza experiências em viagens inovadoras e filmes que unem ecoturismo, aventura, bem-estar, arte, cultura, com diversas práticas aquáticas em conexão com a natureza para pessoas individuais e empresas", segundo o ‘site’ do movimento.

Na palestra, em Ponta Delgada, que "terá a duração de três horas, no antiteatro 1 da Universidade dos Açores, os seis oradores apresentarão à comunidade local diversos temas relacionados com o oceano, incluindo as vivências da equipa de navegação da "Açores Atlantis 2019", as suas ações, projetos e ligações ao Oceano, salienta a empresa fundada por Violeta Lapa, formadora e produtora responsável pela expedição.

O projeto Oceans and Flow pretende ser "exemplo de boas práticas ambientais, inspirando a ação e a colaboração internacional para a conservação dos oceanos", com a promoção de viagens aquáticas.

Entre os oradores convidados da palestra Ocean Talks, no Dia Nacional da Água, estão o ‘sea coach’ e bodysurfer profissional brasileiro Henrique Pistilli, a ‘freediver’ japonesa Leina Sato e o fotógrafo subaquático francês Jean-Marie Ghislain.

Serão ainda oradores o fotógrafo da National Geographic Matthieu Paley, a jornalista da WWF-Brasil Juliana Marinho e Violeta Lapa, que partilharão o seu trabalho ligado à água e aos seres marinhos que nela habitam, acrescenta o comunicado.

"A Ocean Talks conta com o apoio e parceria de empresas impulsionadoras de um turismo sustentável nos Açores e que apostam em ações de consciencialização ambiental", sublinha a nota.

A palestra Ocean Talks terá lugar entre as 19:00 e as 22:00 e é de entrada gratuita.

A segunda parte da expedição Açores Atlantis 2019 arrancou no passado dia 20 e prolonga-se até 29 deste mês.

A expedição, de acordo com a Oceans and Flow, "levará dois veleiros, com 13 pessoas a bordo, a navegar entre as várias ilhas do grupo Ocidental" (Flores e Corvo) dos Açores, com o objetivo de "desenvolver práticas na natureza como método para melhorar a escuta profunda do oceano, de forma a integrar a responsabilidade ambiental e o respeito pelas espécies marinhas".

A primeira viagem da expedição decorreu de 10 a 17 de setembro.

Esta é uma "expedição de pesquisa do movimento aquático e produção audiovisual para uma sensibilização profunda sobre a conexão com as águas", e permitirá produzir em breve o documentário "Song for Atlantis", reunindo apneistas, surfistas, velejadores e contadores de histórias do mundo subaquático nas ilhas dos Açores.