Açores querem novo programa de apoio à comunicação social privada no início de 2025
8 de out. de 2024, 16:58
— Lusa/AO Online
“Estamos
no final de 2024. Estamos a tratar no parlamento porque será uma
proposta a submeter ao parlamento para, espero bem, [entrar em vigor]
nos primeiros meses do ano 2025”, afirmou José Manuel Bolieiro, quando
questionado se o novo programa entraria em vigor ainda este ano.O
presidente do executivo açoriano falava aos
jornalistas à margem de uma reunião da comissão de concertação social do
Conselho Económico e Social dos Açores (CESA), realizada em Ponta
Delgada.Sobre os apoios aos media
anunciados esta terça-feira a nível nacional, José Manuel Bolieiro disse concordar
com a “responsabilidade de um Estado de direito democrático para com a
comunicação social”.Para o líder regional, a subvenção pública “não é um favor”, tratando-se de uma “responsabilidade da democracia”.“Sou
profundamente convicto de que é dever da democracia e do nosso estado
direito apoiar a comunicação social livre e isenta e com
sustentabilidade para prestar o seu serviço”, salientou.Nos Açores, desde 2006 que existe um Programa Regional de apoio à Comunicação Social Privada, designado por Promedia.O Governo dos Açores anunciou que irá propor a criação de um apoio
extraordinário aos órgãos de comunicação social privados com um valor
global até 480 mil euros, salientando que a subvenção pública “é um
dever da democracia”.“Face à gravidade dos
impactos sociais e económicos com que se têm deparado os órgãos de
comunicação social privados dos Açores, o Governo Regional entendeu
criar um programa extraordinário de apoio aos órgãos de comunicação
social privados”, justifica o executivo açoriano, enaltecendo a “missão
de inquestionável interesse público” desempenhada pela comunicação
social privada.O apoio extraordinário
pretende ser cumulativo com o sistema de incentivos à comunicação social
privada que está em vigor nos Açores.Também
hoje o Governo da República anunciou um Plano de Ação para a
Comunicação Social que inclui medidas em quatro eixos: regulação do
setor, serviço público concessionado, incentivos ao setor e combate à
desinformação e literacia mediática.