Açores com "pico de incidência" da gripe sazonal no Carnaval
A gripe sazonal terá o "pico de incidência" nos Açores na altura do Carvanal, alertou o secretário Regional da Saúde, informando estar em curso uma campanha de vacinação com 20 mil unidades, três mil delas por administrar.

Autor: Lusa/AO online

Luís Cabral, que falava aos jornalistas após uma reunião, na Praia da Vitória, com o Conselho de Administração da Unidade de Saúde de Ilha Terceira, explicou que, segundo dados da Direção-geral da Saúde, "neste momento", se verifica "o pico de incidência gripal a nível do continente", situação que deve ocorrer nos Açores no final de fevereiro e início de março.

"Estatisticamente, os Açores têm o seu pico de incidência cerca de duas a três semanas depois do pico no continente, ou seja, na altura do Carnaval", informou.

"Como é uma altura de convívio e de maior aglomerado de pessoas, é fundamental que os grupos de risco estejam vacinados para que possam estar protegidos", advertiu Luís Cabral.

O titular da pasta da Saúde no Governo Regional dos Açores apelou, por isso, à adesão à campanha de vacinação, em curso desde outubro de 2013, disponibilizada de forma gratuita a pessoas com mais de 65 anos, grávidas e grupos de risco.

O responsável referiu já terem sido administradas 17 mil das 20 mil vacinas disponibilizadas pelos centros de saúde açorianos, tendo informado que o Serviço Regional de Saúde na presente campanha de vacinação, que tem um custo de 90 mil euros, aumentou a sua cobertura populacional com "mais sete mil vacinas".

Segundo Luís Cabral, as três mil vacinas por administrar "são suficientes" para, acrescentou, evitar que "os centros de saúde venham a destruir vacinas por não administração".