s
Covid-19
Açores com 51 novos casos, 54 recuperações e 1 óbito

Nas últimas 24 horas foi registado um óbito, de um homem internado no Hospital do Divino Espírito Santo, que faleceu com covid-19 e era detentor de diversas patologias. Tinha 64 anos de idade e residia em Vila Franca do Campo.


Autor: AO Online /GA

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 51 novos casos positivos de covid-19, sendo 46 em São Miguel, um na Terceira e quatro no Faial, decorrentes de 1.096 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região.

Em São Miguel quatro viajantes obtiveram resultado positivo à chegada (três residentes e um não residente). Todos os casos restantes correspondem a transmissão comunitária. Por concelhos, Lagoa registou oito casos, Ponta Delgada 25, Ribeira Grande 12 e Vila Franca do Campo um. 

O caso registado na Terceira, no concelho da Praia da Vitória, freguesia de Santa Cruz, corresponde a transmissão comunitária.

Os quatro casos registados no Faial, correspondem a uma cadeia pré-existente, partilhada entre as ilhas de Faial e São Jorge.  

Também nas últimas 24 horas foram registadas 54 recuperações.  

À data de hoje estão internados 12 doentes, todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, permanecendo um em Unidade de Cuidados Intensivos. 

O arquipélago regista presentemente 403 casos positivos ativos, sendo 345 em São Miguel, 18 na Terceira, 13 em São Jorge, 12 na Graciosa, nove no Faial, cinco em Santa Maria, e um no Pico.   

Com a recuperação dos últimos elementos de duas das cadeias de transmissão local localizadas, uma na ilha de São Jorge e uma na ilha de Santa Maria, dão-se as mesmas por extintas. No caso da cadeia de Santa Maria, os últimos elementos foram recuperados a 19.08.2021 e reportados no comunicado do referido dia. Estão agora ativas quatro cadeias de transmissão local primária em todo o arquipélago, sendo duas na Graciosa, uma no Pico e uma partilhada entre Faial e São Jorge. Até ao presente foram extintas 228 em todas as ilhas. Em vigilância ativa estão hoje 874 pessoas. 

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 8.543 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 7.936 pessoas. Faleceram 41, saíram do arquipélago 92 e 71 apresentaram prova de cura anterior. Até ao presente realizaram-se 670.870 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2 que causa doença covid-19.   

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 16 de agosto, foram vacinadas nos Açores 167.580 pessoas com a primeira dose (67,9 por cento) e 152.369 com vacinação completa (64,4 por cento), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.