Acessibilidades e comunicação aumentam o interesse turístico de Portugal
26 de abr. de 2018, 13:55
— Lusa/AO online
O
país está “a crescer de forma sustentada” e a afirmar-se “do ponto de
vista do produto [turístico] de qualidade”, afirmou hoje Miguel Mendes,
da área de Gestão de Clientes do Turismo de Portugal, apontando a
“promoção e as acessibilidades” como dois dos fatores determinantes para
o aumento de turistas no país.Em
Óbidos (distrito de Leiria), onde hoje participou no seminário “A
diversificação da Economia Regional”, Miguel Mendes defendeu que a
atratividade do destino Portugal tem por base “o reconhecimento pelo
trabalho que tem estado a ser feito” e “os canais de promoção que estão a
ser utilizados”.“No
ano passado foram geradas 34 mil notícias sobre Portugal no
estrangeiro, o dobro do ano transato”, o que, aliado “ao aumento das
acessibilidades”, contribuiu para o aumento da procura do produto
turístico nacional, apontou.Com
o desenvolvimento das companhias aéreas ‘low-cost’ (de baixo custo)
“foram criadas 104 novas rotas de inverno e estão a ser criadas 42 novas
rotas de verão”, afirmou.Miguel
Mendes lembrou durante a apresentação os resultados do ano turístico de
2017, em que o país recebeu mais de 18 milhões de turistas
internacionais e as unidades hoteleiras registaram 57,4 milhões de
dormidas.Os Açores, com + 15,8%, foram a região que mais cresceu, seguida do Centro (+14,5%) e do Alentejo (+11,75). Ainda
assim o Algarve, a Área Metropolitana de Lisboa e a Madeira mantêm-se
como as principais regiões de destino, concentrando uma quota de 71,1%
dos turistas.A
meta definida pelo Turismo de Portugal, na estratégia traçada para o
setor, a vigorar até 2027, é atingir nesse ano os 80 milhões de dormidas
em todo o território nacional e alcançar os 26 mil milhões de euros de
receita.O
seminário de hoje foi organizado no âmbito do projeto “Turismo Criativo e
Sustentável – O Futuro do Oeste”, promovido pela Óbidos.Com. –
Associação Empresarial do Oeste, que congrega cerca de 500 associados, a
maioria dos quais dos setores do comércio e do turismo.