s
Bolsa
Acções da Freddie Mac e Fannie Mae disparam com apoio estatal
As acções dos dois organismos americanos de refinanciamento hipotecário Freddie Mac e Fannie Mae disparavam hoje nas transacções electrónicas antes da abertura da bolsa de Nova Iorque após o anúncio na véspera de medidas de apoio governamentais.

Autor: Lusa/AO online
Ao início da tarde, a Freddie Mac subia de 38,97 por cento, para 10,77 dólares e a Fannie 37,07 por cento, nos 14,05 dólares.

    Os dois gigantes do refinanciamento hipotecário desmoronaram-se em bolsa a semana passada, com os investidores a prever a necessidade de levantamento de fundos para respeitar os seus compromissos financeiros. Os dois títulos caíram assim 50 por cento em alguns minutos sexta-feira, num mercado tomado de pânico.

    No domingo o departamento do Tesouro americano de um lado, e a Reserva Federal, do outro, anunciaram separadamente ajudas à Fannie Mae e à Freddie Mac, que detém ou garantem 5.200 mil milhões de dólares (3,2 mil milhões de euros) de créditos hipotecários, ou seja mais de 40 por cento do total do crédito imobiliário nos Estados Unidos.

    Sob reserva da aprovação do Congresso, o Tesouro vai aumentar "temporariamente" a linha de crédito que lhes concede, actualmente limitada em 2,25 mil milhões de dólares e vai comprar-lhes acções.

    No intervalo, a Reserva Federal deixará as duas entidades recorrer aos financiamentos do Banco central, como podem fazer desde sempre os bancos comerciais, e desde há pouco tempo, os bancos de investimento.

    A Freddie Mac devia proceder esta segunda-feira a um apelo ao mercado, previsto há muito, para levantar 3 mil milhões de dólares.