Abertura noturna do aeroporto de Santa Maria implica prejuízo de 180 mil euros
30 de nov. de 2022, 11:16
— Lusa/AO Online
“Para a
natureza da regulação económica aplicada à nossa empresa, esses voos não
produzem receitas e só produzem custos”, afirmou Thierry Ligonnière.O
gestor falava na comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e
Habitação da Assembleia da República devido ao encerramento do aeroporto
de Santa Maria entre as 00h00 e as 06h00.Thierry
Ligonnière realçou que a margem operacional do aeroporto de Santa Maria
para 2022 é negativa em cerca de 1,5 milhões de euros, alegando que os
voos noturnos têm um impacto “irrelevante” na economia da ilha.“As
operações realizadas em 2019, entre as 21h30 da noite e as 06h30 da
manhã, criaram nos nossos cálculos um prejuízo adicional de quase 180
mil euros para um aeroporto que já perde 1,5 milhões de euros”,
destacou.O presidente da ANA lembrou que
os operadores têm a “alternativa” do aeroporto das Lajes, na ilha
Terceira, que está aberto durante a noite, mas admitiu que a alteração
nas taxas daquele tipo de voos noturnos poderá permitir à empresa
“avaliar” a decisão.“Os voos que pedem
reabertura durante a noite têm um motivo que é o reabastecimento. Não
embarca, nem desembarca nenhum passageiro”, vincou.O
presidente da ANA reforçou que o serviço noturno foi assegurado até ao
verão com recurso a horas extraordinárias dos funcionários do aeroporto,
o que “causou um grande desgaste” nas equipas.O
gestor afirmou que o encerramento durante o período noturno é permitido
pelo contrato de concessão e que o aeroporto continua “sempre
disponível” para reabrir em situações de emergência.Thierry
Ligonnière recordou que em 2006 foi acordado que a ANA (à altura uma
empresa pública) iria receber uma “compensação” por parte do Governo dos
Açores devido ao período adicional de abertura do aeroporto, um apoio
que “não chegou a ser operacionalizado”. “Houve faturas que foram emitidas, mas não foram pagas”, assinalou.O
deputado do PS Francisco César evocou os 303 milhões de euros de lucro
que a ANA Aeroportos registou em 2019 para apelar à “responsabilidade
social” da empresa, lembrando a “importância” do aeroporto para a
economia de Santa Maria.César alertou que a
decisão de encerrar o aeroporto durante a noite pode levar a
despedimentos, advogando que em 2016 foram realizados 335 pedidos de
reabertura durante a noite, com uma receita acima dos dois milhões de
euros.“Estamos disponíveis para analisar
os documentos que o senhor deputado tem em termos de impacto sobre a
economia da ilha porque o nosso entendimento é diferente”, retorquiu o
presidente da ANA.Paulo Moniz, do PSD,
também alertou para os impactos da decisão na economia da ilha,
realçando que não se “trata de uma análise de contabilidade analítica
restrita”, reforçando a importância história de Santa Maria na aviação.O
deputado do Chega, Filipe Melo, defendeu que “não se pode pedir a uma
empresa privada que assuma prejuízos por causa do desenvolvimento de uma
ilha", defendendo que tal deveria ter sido assegurado aquando da
concessão.A 09 de agosto, a autarquia de
Vila de Porto questionou a ANA Aeroportos para
“perceber qual é o horário do aeroporto” de Santa Maria, lembrando a
importância da ilha no acolhimento de escalas técnicas.