s
AASM faz balanço “positivo” da Corrida São Silvestre 2024

Associação de Atletismo de São Miguel afirma que “todos os recordes foram batidos” na 60.ª edição da São Silvestre de Ponta Delgada


Autor: André Medina

Mais de uma semana após a realização da 60.ª Corrida São Silvestre de Ponta Delgada, a Associação de Atletismo de São Miguel (AASM) fez uma avalaliação da edição 2024 da prova, considerada um “enorme sucesso”, pelo número de diferentes recordes que foram batidos.

Em nota de imprensa, a organização explica que todos os recordes, no que diz respeito ao “número de participantes, de apoios e patrocínios, de elementos na organização, pacotes vendidos ao exterior e ainda de atletas açorianos em prova” foram superados.

No total, estiveram 730 atletas em representação das suas equipas, mas a edição 60 da São Silvestre contou também com um elevado número de participações individuais de muitos atletas, que “engrandeceram a prova maior desta corrida, que foi a maior corrida dos Açores”, afirmou a Associação de Atletismo de São Miguel,  que destacou ainda o percurso “renovado, muito apreciado pela generalidade dos atletas”.

A“minicorrida”, prova dedicada aos escalões de formação, contou com a participação de 116 corredores, sendo que a caminhada envolveu mais de 400 participantes.
De uma forma global, a edição 2024 da São Silvestre contou com mais 10 equipas e clubes de atletismo de fora da Região - com um total de 30 equipas masculinas e 20 femininas inscritas.

No que diz respeito aos resultados, João Santos, atleta doSporting Clube de Portugal (SCP) foi o grande vencedor da geral principal, sendo seguido pelo açoriano Lourenço Rodrigues, do Clube Desportivo e Cultural Juventude Ilha Verde(JIV), com Nuno Rodrigues, do São Salvador do Campo, a fechar o pódio.

Na geral feminina, o pódio foi inteiramente composto por atletas do Sporting, com Marta Castro a sagrar-se campeã, seguida por Sofia Silva, que se classificou em segundo, e por Maria Bernardo, que terminou no terceiro lugar.

Relativamente ao atletas açorianos, formados localmente ou filiados em clubes da Região, Diana Franco, do JIV, alcançou o lugar mais alto do pódio, sendo seguida por Odete Braga, do Clube Desportivo de Vila Franca, e por Helena Rodrigues, também do JIV. Nos açorianos masculinos, o pódio foi formado por atletas do JIV, com o primeiro lugar a ser ocupado por Lourenço Rodrigues, seguindo-se FábioRodrigues e Gonçalo Cabral (segundo e terceiro lugares).

Recorde-se, também, que a 60.ª Corrida São Silvestre de Ponta Delgada teve Nélson Évora, campeão olímpico, mundial e europeu de atletismo, como embaixador.