30ª edição do Concurso de Presépios da Lagoa com aumento de participantes

A 30ª edição do Concurso de Presépios promovido pela Câmara Municipal de Lagoa contou com 34 inscrições, um aumento de 11 concorrentes face ao ano anterior.




Autor: AO Online

Apesar das alterações ao modelo de concurso, impostas pela situação atual da pandemia Covid-19, a Câmara Municipal de Lagoa congratula-se pela adesão verificada, que é reveladora da vontade de perpetuar a tradição deste concurso nesta quadra natalícia, num espírito de realização de união familiar, e de transmissão deste legado aos mais jovens, indica nota.

De salientar que, os presépios concorrentes serão avaliados pelo júri nomeado e pelo público, sendo que a avaliação do público decorrerá de 23 a 30 de dezembro, por votação online, através de um link na rede social Facebook. A nota diz, ainda, que a Câmara Municipal de Lagoa vai apostar, em 2021, na formação em arte bonecreira, por forma a incentivar o surgimento de novos artesãos e assim garantir a preservação desta tradição no concelho.

Essa formação em arte bonecreira, será dividida em duas componentes, sendo a primeira a moldagem a partir do barro, e a segunda a execução dos moldes das figuras, permitindo assim formar mais interessados nesta tradição lagoense, de modo a perpetuar um legado cultural, histórico e artístico, que se materializa na realização de peças únicas e representativas dos costumes açorianos.