s
20 alojamentos açorianos ganham prémio “Green Key”

Prémio “Green Key” distingue estabelecimentos que valorizam a gestão ambiental, bem como a Educação Ambiental para a Sustentabilidade


Autor: Joana Medeiros

Na edição de 2023, o programa “Green Key “- galardão internacional que promove o Turismo Sustentável em Portugal – foi atribuído a 20 estabelecimentos turísticos na Região Autónoma dos Açores.

Este ano foram premiados mais quatro alojamentos quando em comparação com o ano passado, o que representa um aumento de 25% no número de prémios atribuídos aos alojamentos de sete ilhas, entre os quais sobressaem alojamentos da categoria Turismo em Espaço Rural.

Doze destes alojamentos estão situados na ilha de São Miguel, seguindo-se as ilhas Faial e Pico, ambas com dois estabelecimentos turísticos distinguidos com este galardão. Já as ilhas Terceira, São Jorge, Graciosa e Flores contam, cada uma, com um alojamento premiado, deixando de fora, para já, as ilhas de Santa Maria e Corvo.

Conforme explicou o secretário regional do Ambiente e Alterações Climáticas na cerimónia de entrega destes prémios, este galardão “representa um compromisso por parte das unidades turísticas, hotéis, hostel, alojamentos locais, parques de campismo, campos de férias, centros de conferências, restaurantes e outras unidades turísticas” em garantir a sujeição “aos critérios rigorosos” estabelecidos pela ONU no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável a alcançar até 2030.

De acordo com a coordenadora do programa “Green Key”, Fátima Vieira, a evolução verificada nos Açores é “muito positiva”, indo ao encontro da tendência registada a nível nacional, onde foi atribuído um total de 268 galardões a estabelecimentos de várias categorias.

Para João Pinheiro, um dos empresários com alojamentos distinguidos em São Miguel, este é “um galardão difícil de obter mas muito gratificante”, sendo a “confirmação” do trabalho que tem vindo a ser realizado ao longo do tempo no que à sustentabilidade ambiental diz respeito.

Já para Sandra Ataíde, representante do Inatel Graciosa Hotel, este é um sinal de que “também o cliente deve ter determinadas atitudes para contribuir para as boas práticas” de sustentabilidade ambiental, restando “fazer todos os esforços para manter o galardão”.

Quando em comparação com outras distinções, o prémio “Green Key” pressupõe a preocupação de “dar algo à comunidade”, seja através, por exemplo, da recuperação de espaços verdes, da plantação de novas árvores ou de limpezas junto à orla costeira