2.º Encontro de Projetos Culturais de Escola - Açores
13 de mai. de 2024, 09:17
— Paulo Faustino
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
acolhe a 17 e 18 deste mês o 2.º Encontro de Projetos Culturais de
Escola - Açores, uma iniciativa do Plano Nacional das Artes (PNA) com o
apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e de
vários parceiros no território açoriano.Tratando-se de uma
iniciativa que contará com a presença de elementos de oito ilhas, nela
participarão, além do Comissário do PNA, Paulo Pires do Vale,
professores coordenadores dos projetos culturais que estão a ser
desenvolvidos em 22 escolas dos Açores e que aderiram a esta estratégia
nacional. Igualmente presentes estarão artistas residentes nas escolas,
mediadores culturais, entre outros parceiros, assim como cidadãos
interessados nos cruzamentos entre a educação, as artes, as culturas e
os patrimónios. “Será, por isso, um momento de reflexão sobre a
pertinência de implementar práticas pedagógicas, que consolidem uma
cultura científica e artística de base humanista, e que permitam mais
participação, liberdade, ligação à vida, autonomia, diversificação de
linguagens, espaço de discussão, criação e experimentação, expressões
artísticas, culturas e patrimónios”, explica nota de imprensa.O 2.º
Encontro de Projetos Culturais de Escola - Açores visa a divulgação e
partilha dos projetos culturais das escolas, bem como a criação e
estabelecimento de laços e rede entre os intervenientes tendo por
objetivo a coesão e o desenvolvimento territorial. Mas também “afirmar
as escolas como polos culturais e os equipamentos culturais como
territórios educativos”, sem deixar de refletir sobre que “valores,
competências e literacias” é preciso “desenvolver/educar, para fazer
face aos desafios do mundo de hoje, que exige cidadania ativa, requer
muita criatividade, espírito crítico e adaptações constantes”.A
adesão das escolas ao PNA implica a adesão à medida Projeto Cultural de
Escola, comprometendo-as, assim, com o “desenvolvimento de projetos
culturais endémicos, em articulação/parceria com os agentes e os
equipamentos culturais do território”. Outra das medidas “transformadoras” do PNA é o Projeto Artista Residente na Escola.