Açoriano Oriental
Zona a oeste do Faial revela instabilidade sísmica
A zona a oeste do Faial, nos Açores, onde ocorreu ao princípio da noite de domingo um sismo de magnitude 4,5 na escala de Richter, têm revelado alguma instabilidade sísmica, podendo ocorrer mais eventos, admitiu hoje uma especialista.
Zona a oeste do Faial revela instabilidade sísmica

Autor: Lusa/AO Online

“Sabemos que esta zona está instável porque desde finais de fevereiro que tem vindo a registar uma actividade sísmica um pouco acima do normal, marcada por episódios de incremento ou períodos de menor actividade”, afirmou Teresa Ferreira, diretora do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica (CIVISA), em declarações à Lusa.

Segundo a especialista, o primeiro sismo na zona, registado às 19:59 de domingo, surgiu num período de menor actividade, recordando que os sismos muitas vezes surgem quando tudo está aparentemente calmo.

Desde então, segundo Teresa Ferreira, já foram registadas mais de 20 réplicas, todos de origem tectónica.

“Por enquanto são mais episódios de actividade sísmica do que uma crise”, frisou, acrescentando que o CIVISA está a acompanhar a situação.

Dado que a actividade sísmica continua e a zona está instável, Teresa Ferreira admitiu que a população venha a sentir mais eventos.

Contudo, salientou que “a região epicentral está afastada da ilha e só eventos acima dos registados é que poderão vir a ter outras implicações”.

Depois do primeiro sismo, que ocorreu às 19:59, foram registados mais cerca de duas dezenas de eventos, o último dos quais às 09:35.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados