Açoriano Oriental
"Vomitamos em todos os que de repente são nossos amigos"
Um cartoonista holandês do jornal Charlie Hebdo ironizou sobre os "novos amigos" do semanário satírico francês, comentando a onda de solidariedade gerada após os atentados de Paris.
"Vomitamos em todos os que de repente são nossos amigos"

Autor: Lusa/AO online

“Temos muitos amigos novos, como o Papa, a rainha Isabel II e [o presidente russo] Putin. Isso faz-me rir”, disse Bernard Holtrop, que assina os seus cartoons como Willem, em declarações ao jornal holandês de centro esquerda Volkskrant.

O cartoonista afirmou ainda que a líder da Frente Nacional, Marine de Len, terá ficado satisfeita quando os atacantes começaram a disparar no Charlie Hebdo, no atentado que na quarta-feira fez 12 mortos.

“Vomitamos em todos os que de repente dizem que são nossos amigos”, declarou o cartoonista residente em Paris e que também desenha para o diário francês Liberation.

Comentando as manifestações de apoio global desde o atentado de quarta-feira, disse: “Eles nunca viram o Charlie Hebdo”.

“Há uns anos, milhares de pessoas saíram às ruas no Paquistão para se manifestarem contra o Charlie Hebdo. Não sabiam o que era. Agora, é o contrário. Mas se as pessoas se estão a manifestar para defender a liberdade de expressão, naturalmente é uma coisa boa”, disse.

Willem viajava de comboio quando soube do ataque ao jornal Charlie Hebdo, onde entraram dois homens armados enquanto decorria a reunião editorial.

“Nunca vou às reuniões editoriais porque não gosto delas. Acho que isso salvou a minha vida”, afirmou.

Na quarta-feira, o atentado terrorista contra o jornal Charlie Hebdo provocou 12 mortos. Seguiu-se na quinta-feira o assassínio de uma agente da polícia municipal e na sexta-feira uma tomada de reféns num supermercado ‘kosher’ (judeu), onde morreram quatro pessoas.

Os suspeitos de autoria destes ataques acabaram por morrer durante as operações policiais.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados