Açoriano Oriental
Vinho mais barato que água engarrafada na Nova Zelândia
O vinho já é mais barato que água engarrafada e custa quase o mesmo que o leite na Nova Zelândia, indica um estudo da revista científica “Medical Journal” publicado hoje no país.

Autor: Lusa/AO online
Um pacote de leite custa 32 cêntimos de dólar americano, um de água 50 cêntimos e um de vinho corrente 47 cêntimos, enquanto o vinho em garrafa pode ser adquirido por 49 cêntimos de dólar, indica o estudo da Universidade de Otago.

Os investigadores Nick Wilson e Fiona Gunasekara explicam no documento que apesar dos salários médios terem aumentado no país, o custo relativo do álcool tem vindo a descer.

Em 1999, um trabalhador neozelandês teria de trabalhar durante 21 minutos para poder consumir a quantidade máxima de álcool permitida para conduzir (80 miligramas por litro de sangue), mas em 2009 poderia atingir o mesmo objectivo trabalhando apenas 17 minutos.

Além disso, se o cidadão beber vinho em pacotes de cartão, precisa apenas de trabalhar sete minutos.

O álcool é considerado pelos analistas a droga recreativa mais barata da Nova Zelândia e, nesse sentido, os autores do estudo recomendam ao Governo que aumente os impostos sobre o produto e promovam mais restrições à sua publicidade.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados