Açoriano Oriental
Vereadores do PS querem elevador da Ribeira reaberto no Porto
O líder da oposição do PS na Câmara do Porto, Manuel Correia Fernandes, defendeu hoje a reativação do elevador da Ribeira, considerando que, se for preciso, deve ser imposto um tarifário a turistas e visitantes.

Autor: Lusa / AO online

Correia Fernandes, que esta manhã realizou uma visita ao local, adiantou que o PS vai propor na próxima reunião do executivo – terça feira - a reativação deste elevador, “fechado e parado há cerca de dois anos sem se saber porquê”.

“Sabemos que está fechado há cerca de dois anos e sabemos que estará reparado”, disse, “não funciona não se sabe porquê, mas a sua paragem cria imensas dificuldades”.

O vereador socialista lamentou que esta paragem esteja a causar prejuízos, designadamente aos moradores e às crianças que frequentam os espaços que o Centro Social do Barredo ocupa na parte superior do percurso do elevador.

O elevador liga a Ribeira (cota baixa da cidade) à zona envolvente ao Paço Episcopal (cota alta), sendo que a sua paragem implica a subida das Escadas do Barredo, com mais de 130 degraus.

“Estamos preocupados com o encerramento desta infraestrutura que pretendia ajudar um dos problemas desta cidade que se dispõe em cascata pelo rio Douro”, frisou.

A proposta do PS prevê a reativação daquele ascensor, admitindo “a cobrança de algo”, se assim for necessário, mas apenas a quem não o utilize diariamente, como é o caso dos moradores e utilizadores do Centro Social.

“A Câmara do Porto deve tomar a seu cargo a reabertura do elevador e encontrar um modelo de funcionamento e financiamento”, sustentou o socialista.

Os vereadores do PS pretendem que o elevador esteja a funcionar durante o período de verão, considerando que, com esta paragem, “perde-se a possibilidade de valorizar um polo de atração turística, numa zona particularmente bonita do Porto, no coração da cidade Património da Humanidade”.

Na proposta, o PS vai ainda defender que a Porto Vivo - Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) “reveja a sua metodologia de intervenção”, para que opere também “na cidade densa, ou seja, casa a casa”, como é o caso do edificado da Ribeira, adiantou Correia Fernandes.

Na sua opinião, esta escala de intervenção parece estar fora do interesse da SRU, que “prefere intervenções de grande expressão”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados