Açoriano Oriental
Autárquicas/Ponta Delgada
Vera Pires, do BE, ambiciona “melhoria dramática” nos transportes

A candidata do BE/Açores à presidência da Câmara de Ponta Delgada nas próximas autárquicas, Vera Pires, quer travar uma “luta” para conseguir uma “melhoria dramática” nos transportes públicos e promover uma “harmonia entre o rural e o urbano” no concelho.

Vera Pires, do BE, ambiciona “melhoria dramática” nos transportes

Autor: Rui Pedro Paiva/Lusa/AO Online

“A minha candidatura tem esse aspeto como ponto importante: a articulação e uma luta conjunta com os diferentes níveis de poder, também com o Governo Regional, no sentido de uma melhoria dramática, drástica, nos transportes públicos, entre freguesias e entre as freguesias e a cidade”, declarou, em entrevista à Lusa.

A bloquista apontou também a “acessibilidade ao espaço público” como uma das prioridades.

Ao nível de transportes públicos, Vera Pires lembrou que a autarquia açoriana “apenas tem responsabilidades no interurbano”, defendendo uma maior aposta nos transportes coletivos para garantir a “coesão” do concelho da ilha de São Miguel.

“Sabemos que é muito difícil uma pessoa que more numa freguesia mais distante, nos Mosteiros ou Ginetes, vir a uma noite de espetáculos em Ponta Delgada se não tiver carro próprio, porque não tem como chegar à cidade e não tem como voltar a casa”, afirmou.

Para a “harmonização” entre o meio rural e o urbano, a atual deputada do BE na Assembleia Municipal defendeu uma “oferta cultural e desportiva descentralizada por todo o concelho”.

A candidata considerou ainda o tratamento e a recolha de resíduos como uma área “que é preciso mudar” em Ponta Delgada.

“O tratamento e a recolha dos resíduos é para nós uma bandeira muito importante. É um aspeto em que o município tem falhado, quer com a aposta na incineração, quer no dia-a-dia na forma como faz - ou não faz - a recolha seletiva porta a porta”, assinalou.

Na política de habitação, Vera Pires defendeu que “não tem havido suficiente preocupação” para reabilitar as “casas devolutas” do concelho.

“A autarquia de Ponta Delgada tem trabalhado a habitação como um conjunto de casos isolados e falta esse pensamento de conjunto, que depois dê caminho a uma ação concreta e com sentido”.

Questionada pelo motivo da sua candidatura, a Vera Pires afirmou que “ainda há muita coisa a fazer” em Ponta Delgada e que “vale sempre a pena lutar pelo coletivo”.

“Há muitas coisas a fazer quer a nível da cidade, quer do concelho que justificam uma mexida grande e justificam ideias novas e mais trabalho. E é por isso que me abalancei para esta candidatura”, justificou.

Vera Pires de 55 anos, é deputada municipal em Ponta Delgada há três mandatos consecutivos.

Natural de Lisboa, veio para os Açores em 1983 para licenciar-se em Línguas e Literaturas Europeias pela Universidade dos Açores.

Depois de ter dado aulas de Português, ingressou na transportadora área SATA, onde desempenhou várias funções nos últimos 34 anos (a última foi de coordenação e controlo operacional do grupo), sendo que, desde fevereiro de 2021, se encontra na situação de pré-reforma.

Como cabeça de lista à Assembleia Municipal da maior autarquia açoriana, o BE/Açores apresenta Avelina Ferreira.

Nas eleições autárquicas de 2017, o PSD venceu a Câmara de Ponta Delgada com 51,28%, alcançando cinco mandatos, sendo que os outros quatro mandatos foram conquistados pelo PS (39,11%).

No mais recente sufrágio autárquico para Ponta Delgada, o BE foi o terceiro partido mais votado, com 2,06%, tendo tido o arquiteto Kol de Carvalho como cabeça de lista à Câmara e Vera Pires como primeira candidata à Assembleia Municipal.

O município é composto por 24 freguesias: Ajuda da Bretanha, Arrifes, Candelária, Capelas, Covoada, Fajã de Baixo, Fajã de Cima, Fenais da Luz, Feteiras, Ginetes, Livramento, Mosteiros, Pilar da Bretanha, Relva, Remédios, Santa Barbára, Santa Clara, Santo António, São José, São Pedro, São Roque, São Sebastião, São Vicente Ferreira e Sete Cidades.

As eleições autárquicas têm de ser marcadas pelo Governo para entre 22 de setembro e 14 de outubro.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados