Açoriano Oriental
Velejador francês partiu hoje da Horta para tentar percorrer o maior número de milhas em 24 horas
O velejador francês Yves Le Blevec partiu esta quarta-feira do Porto da Horta, no Faial, às 15:30, para tentar estabelecer o recorde do maior número de milhas marítimas percorridas em apenas 24 horas.
Velejador francês partiu hoje da Horta para tentar percorrer o maior número de milhas em 24 horas

Autor: Lusa/AO online

A tentativa de estabelecer o recorde é feita a bordo do trimaran 'Actual', uma embarcação destinada a provas de competição oceânica mais rápida que a velocidade do vento, que deverá completar as cerca de 1.500 milhas que separam os Açores de França em apenas três dias.

Armando Castro, diretor da Marina da Horta, salientou que, para completar a viagem neste período de tempo tão curto, Yves Le Blevec terá de fazer uma média de 500 milhas por dia, o que considerou ser difícil de alcançar, mesmo para um 'skipper' profissional.

O velejador francês vai ter que escolher, entre os três dias desta viagem, "a melhor janela de 24 horas", ou seja, o período em que mais milhas percorrer durante toda a viagem, de forma a estabelecer um novo recorde.

Na segunda-feira, durante um encontro com os jornalistas, Yves Le Blevec admitiu que as condições climatéricas para os próximos dias não são "ideais", frisando que necessita de vento com maior intensidade para concretizar o seu objetivo.

Apesar desta adversidade, decidiu avançar para a tentativa de estabelecer um novo recorde.

O trimaran 'Actual', com 15,24 metros de comprimento, 4.200 quilos de peso e uma superfície de vela de 270 metros quadrados, está inscrito na classe Multi50, considerada a classe-raínha dos multicascos oceânicos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados