Açoriano Oriental
Eleições regionais
Vasco Cordeiro quer promover aumento das exportações
O candidato socialista à presidência do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, defendeu esta sexta-feira o reforço das exportações para garantir a sustentabilidade da economia regional, comprometendo-se a criar uma "via verde" das exportações e um balcão do exportador.
Vasco Cordeiro quer promover aumento das exportações

Autor: Lusa/AO online

“Não podemos ter uma economia sustentável apenas com o mercado interno, temos de partir claramente à conquista de novos mercados”, afirmou Vasco Cordeiro, admitindo que este será um “grande desafio” do governo que pretende liderar caso vença as eleições regionais marcadas para 14 de outubro.

Vasco Cordeiro, que falava aos jornalistas no final de uma visita a uma empresa no concelho da Ribeira Grande, em S. Miguel, salientou que “há qualidade e condições” na região para “aumentar ainda mais as exportações”.

O candidato socialista comprometeu-se a “reforçar” a forma como a administração regional pode ajudar as empresas a vencer o desafio da exportação e da conquista de novos mercados, criando uma "via verde das exportações e um balcão do exportador".

Para tornar as empresas mais competitivas, Vasco Cordeiro pretende ainda reduzir “custos de contexto”, nomeadamente dos combustíveis, energia eléctrica e transportes, bem como direcionar o sistema de incentivos para um “apoio claro e decisivo” à competitividade e exportação.

“É uma proposta que, conjugada com outras, acaba por ser fundamental para termos uma economia mais competitiva e mais forte e termos mais empregos, mais seguros e melhor remunerados”, frisou.

Vasco Cordeiro referiu que os produtos açorianos que são exportados para a Europa e EUA “têm condições para se afirmar”, salientando que “têm feito um percurso de conquista”, com uma imagem “muito forte” assente na qualidade.

“Julgo que essa é a via pela qual devemos continuar”, acrescentou.

Na visita que hoje realizou, Vasco Cordeiro teve oportunidade para provar um novo iogurte que será lançado no mercado em setembro por uma empresa que, apesar de ter apenas nove funcionários, produz anualmente cerca de dois milhões de iogurtes.

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