Açoriano Oriental
Vasco Cordeiro espera "consciência clara da parte da UE quanto à emergência" dos produtores de leite
O Presidente do Governo Regional dos Açores transmitiu hoje ao Presidente da República a sua preocupação com a "situação dramática" dos produtores de leite, esperando uma "consciência clara da parte da União Europeia quanto à emergência" do problema.
Vasco Cordeiro espera "consciência clara da parte da UE quanto à emergência" dos produtores de leite

Autor: Lusa/AO Online

 

Vasco Cordeiro foi hoje recebido em audiência pelo Presidente da República numa sessão na qual apresentou formalmente os cumprimentos ao novo chefe de Estado, trocou impressões sobre a situação económica, financeira e social da região e aproveitou ainda para convidar Marcelo Rebelo de Sousa para visitar os Açores.

"Trazer até ao senhor Presidente da República as preocupações dos agricultores e dos pescadores açorianos, nomeadamente os produtores de leite que se veem confrontados com uma situação dramática de quebra de rendimento e que colocam muita expectativa naquela que é uma solução que deve resultar hoje a nível europeu", disse Vasco Cordeiro aos jornalistas no final da audiência.

Para o Presidente do Governo Regional dos Açores, a solução "deve partir da Europa” uma vez que as razões desses problemas são europeias, quer por via do embargo russo quer por via das questões relativas à abolição do regime de quotas.

"Aquilo que se espera é que haja uma consciência clara da parte da União Europeia quanto à emergência desta situação", referiu.

Quando questionado sobre qual foi a posição assumida por Marcelo Rebelo de Sousa sobre esta questão, Vasco Cordeiro foi perentório: "ao senhor Presidente da República cabe, se e quando entender, pronunciar-se sobre essa matéria".

Vasco Cordeiro deu ainda a conhecer a Marcelo Rebelo de Sousa o processo de consensualização que está a decorrer nos Açores, a reforma da autonomia, relativamente a um conjunto de área e matérias, sendo uma delas relativamente à figura do Representante da República, havendo um "entendimento que gera consenso nos Açores quanto à extinção desta figura".

A Base das Lajes também esteve em cima da mesa entre Vasco Cordeiro e Marcelo.

"Aguarda-se a entrega ao congresso dos EUA de um relatório por parte do departamento da defesa e nesse relatório espera-se uma resposta concreta e uma resposta que, nesse âmbito, constitui a última oportunidade para dentro do atual quadro poder resolver-se satisfatoriamente esta situação", disse ainda.

 

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados