Açoriano Oriental
Várzea assinala devoção com mais de 300 anos no fim do mês
A Várzea vai celebrar a sua tradicional festa dedicada a Jesus, Maria e José entre os próximos dias 24 e 28 de julho, numa devoção às três figuras da Sagrada Família que é rara nos Açores e tem mais de 300 anos neste lugar da freguesia dos Ginetes, na costa sul do Concelho de Ponta Delgada.
Várzea assinala devoção com mais de 300 anos no fim do mês

Autor: Rui Jorge Cabral
Segundo afirma em comunicado à imprensa o presidente da Junta de Freguesia dos Ginetes, João Paulo Medeiros, “os paroquianos são muito participativos” nesta celebração da Várzea, com os preparativos para a festa a começarem semanas antes. “O centro do lugar histórico é iluminado, a fachada da igreja fica reluzente e ao serão o arraial é um ponto de encontro entre a população e os forasteiros”, refere ainda João Paulo Medeiros. 
O dia grande da festa é o domingo, dia da procissão com o seu original andor dos ‘três padroeiros’ e que este ano é no dia 27 de julho. As ruas enchem-se de pessoas que, a meio da tarde, começam a decorar os caminhos da localidade com artísticos tapetes de flores e aparas de madeira de todas as cores. As festas encerram com a tradicional bênção e consagração das famílias, ao som do hino de Jesus, Maria e José, cantado pelo Grupo Coral da Igreja, à meia-noite, acompanhada de fogo de artifício. 
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados