Açoriano Oriental
Vacinas da AstraZeneca estão em condições de serem administradas

O secretário regional da Saúde e Deporto revelou ontem que as vacinas da AstraZeneca, que chegaram na quarta-feira ao arquipélago, estão em condições de serem administradas.

Vacinas da AstraZeneca estão em condições de serem administradas

Autor: Ana Carvalho Melo

“Já está esclarecido e as 8500 vacinas que chegaram ontem [quarta-feira] aos Açores podem ser administradas de acordo com as Unidades de Saúde que as têm ao seu dispor”, afirmou Clélio Meneses, numa conferência de imprensa para atualização das medidas de contenção da pandemia nos Açores e para fazer o ponto da situação no arquipélago.

Segundo explicou o governante, as dúvidas em relação a estas vacinas surgiram após se ter verificado que o aparelho de controlo da temperatura não ficou na Região, pelo que foi “necessário perceber a evolução das temperaturas das vacinas para garantir a qualidade e capacidade de serem administradas”.

Uma vez feita avaliação, a dúvida foi “dissipada” e as Unidades de Saúde de São Miguel e da Terceira vão começar administrá-las a doentes com mais de 50 anos e um conjunto de patologias diversas, aos profissionais de saúde privados e às forças de segurança. Clélio Meneses revelou ainda que a 15 de março está previsto que cheguem mais 5850 doses, lamentando, no entanto, os atrasos que têm vindo a registar. “Estava previsto que fosse o dobro, mas mais uma vez o que está previsto e anunciado para os Açores não chega no tempo e na quantidade prevista”, declarou.

Recorde-se que das 8500 doses de vacina contra a Covid-19 da farmacêutica AstraZeneca que a Região recebeu na quarta-feira,  4000 doses ficaram na ilha Terceira e 4500 doses em São Miguel.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados