Autor: Nuno Martins Neves/LUSA
Os resultados das análises laboratoriais na Região nas últimas 24 horas deram conta de mais um caso positivo nos Açores, mas também de cinco recuperações, entre elas a de um homem de 93 anos, utente do Lar do Nordeste, que torna-se o caso recuperado com mais idade na Região.
Das cinco recuperações, quatro dizem respeito ao lar do Nordeste: dois profissionais de saúde e dois utentes, de 91 e 93 anos; e uma mulher de 35 anos, do concelho da Praia da Vitória. Com esta última recuperação, extingue-se a segunda cadeia de transmissão da ilha Terceira, que agora junta-se às ilhas de Santa Maria, Flores e Corvo como ilhas sem casos.
Ainda ativas estão três cadeias de transmissão: uma na ilha do Pico, cuja origem remonta a uma viagem ao exterior da Região e dos cinco casos há três ativos e dois recuperados; e duas na ilha de São Miguel. NA mais pequena das duas cadeias, que originou 2 casos positivos, existe ainda um caso ativo. A outra cadeia, que se originou no concelho da Povoação e chegou até ao concelho de Ponta Delgada e Bordeste, com 74 casos positivos, há 23 recuperados.
Até ao momento, já foram detetados na Região um total de 145 casos, verificando-se 83 recuperados, 15 óbitos e 47 casos positivos ativos para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, sendo 39 em São Miguel, dois na Graciosa, um em São Jorge, três no Pico e dois no Faial.