Açoriano Oriental
Universidade dos Açores vai ter Escola Superior de Tecnologias
A Universidade dos Açores vai ter uma unidade orgânica de ensino politécnico, denominada Escola Superior de Tecnologias, que assegurará formação na área da agricultura e que vai fundir as duas Escolas Superiores de Enfermagem numa Escola Superior de Saúde.
Universidade dos Açores vai ter Escola Superior de Tecnologias

Autor: Lusa/AO online

Um despacho do Ministério da Educação e Ciência, publicado hoje no Diário da República, autoriza a criação de "uma Escola Superior de Tecnologias da Universidade dos Açores, como sua unidade orgânica de ensino politécnico", na sequência de uma decisão já aprovada pelo Conselho Geral da academia açoriana.

A criação da Escola Superior de Tecnologias visa garantir "a formação ao nível dos cursos técnicos superiores profissionais em áreas científicas como as da agricultura, incluindo os domínios da indústria agroalimentar e da agropecuária, principal vetor do desenvolvimento económico dos Açores", refere o despacho.

Além disso, pretende dar formação nos domínios das "tecnologias e de comunicação", uma "área emergente e transversal a todos os setores de economia e da sociedade, onde os níveis de empregabilidade e de empreendedorismo são elevados".

O despacho sublinha "a indispensabilidade" de assegurar formação de natureza politécnica" nos Açores, a par com a formação universitária, e "proporcionar uma oferta educativa apropriada, universitária e politécnica em todo o território nacional".

Além disso, refere ainda "as características específicas das regiões autónomas, designadamente da Região Autónoma dos Açores", que "desaconselham a criação de uma nova instituição de ensino superior para assegurar o ensino politécnico".

O mesmo despacho autoriza a fusão das Escolas Superiores de Enfermagem de Ponta Delgada (São Miguel) e de Angra do Heroísmo (Terceira) numa só escola, a Escola Superior de Saúde da Universidade dos Açores.

A iniciativa, igualmente aprovada pelo Conselho Geral da academia açoriana, fundamenta-se na "necessidade de se racionalizarem recursos humanos, materiais e financeiros até à data dispersos por duas unidades orgânicas" e para "alargar o projeto educativo a outras áreas da saúde, em particular através da criação de cursos técnicos superiores profissionais".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados