Açoriano Oriental
Universidade dos Açores em condições de "abandonar" plano de recuperação financeira
O reitor da Universidade dos Açores (UAç), João Luís Gaspar, disse esta sexta-feira que a academia "está em condições de abandonar" o plano de recuperação financeira que estabeleceu com o Ministério da Educação.
Universidade dos Açores em condições de "abandonar" plano de recuperação financeira

Autor: Lusa/AO Online

 

Em declarações à Lusa, no final de uma reunião do Conselho de Gestão da UAç, realizada em Ponta Delgada, o reitor adiantou que o défice financeiro da universidade para este ano ficará abaixo do valor inicialmente previsto (300 mil euros).

"É com satisfação que posso dizer nesta altura que a Universidade dos Açores está em condições de abandonar o plano de recuperação financeira que estabeleceu com o Governo da República", sublinhou João Luís Gaspar.

No seu entender, a UAç deve agora substitui o plano de recuperação por um "plano estratégico de desenvolvimento", a pensar nos próximos anos, embora existam ainda alguns problemas financeiros por resolver.

Segundo o responsável, a reitoria vai apresentar ao Ministério da Educação, ainda durante o mês de agosto, uma proposta para que o Estado "financie" as despesas de "insularidade e ultraperiferia" da Universidade dos Açores.

"Falo, por exemplo, das despesas com deslocações dos funcionários, docentes, investigadores e pessoal não docente da universidade, para participarem em encontros, reuniões ou ações de formação no continente", exemplificou.

João Luís Gaspar defendeu, por outro lado, um reforço do financiamento, por parte do Governo dos Açores, dos custos com a "tripolaridade", ou seja, a divisão da academia por três ilhas (São Miguel, Terceira e Faial).

O reitor espera também que a UAç possa dar um novo salto qualitativo, impulsionada pelos novos cursos técnicos que vai ministrar este ano.

Em janeiro, o responsável afirmou que o plano de recuperação assinado com o Governo tinha sido cumprido em 2014.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados