Açoriano Oriental
United Airlines anuncia voos diretos para Ponta Delgada em 2022

Será uma operação sazonal entre 13 de maio e 18 de setembro, que prevê voos diários durante três meses, e três voos semanais no restante período


United Airlines anuncia voos diretos para Ponta Delgada em 2022

Autor: Paula Gouveia

A companhia aérea norte-americana United Airlines anunciou ontem que vai iniciar voos sem escalas entre Nova Iorque e os Açores, a partir de 13 de maio de 2022.
Os voos serão realizados entre o Aeroporto Internacional Newark Liberty, de Nova Jersey, e o Aeroporto de Ponta Delgada, com um novo avião Boeing 737 Max 8, apresentando o novo interior exclusivo da United, com entretenimento  nas costas do assento com conectividade Bluetooth e espaço no compartimento superior para cada cliente, revela ainda a companhia, em comunicado.

Segundo Carlos Morais, presidente da direção da Associação Turismo dos Açores (ATA), esta será uma operação sazonal, entre 13 de maio e 28 de setembro, prevendo-se a disponibilização de 19 mil lugares nesse período.

Carlos Morais adianta que, entre 2 de junho e 6 de setembro, serão realizados voos diários, e nos restantes períodos três voos por semana.

“É uma excelente notícia. O mercado dos Estados Unidos é um dos mercados prioritários para os Açores”, realça o presidente da ATA, sublinhando que este anúncio resulta do trabalho de captação de novas companhias aéreas para os Açores que tem sido desenvolvido pela ATA. Mas, como ressalva o responsável, esta rota “não tem qualquer apoio do Turismo dos Açores - é uma decisão da própria companhia, fruto da apresentação que fizemos do destino; e o que teremos de fazer é dar algum enfoque ao mercado dos Estados Unidos na promoção do destino Açores”.

O presidente da ATA  lembra que, em 2019, a estadia média de 75% dos norte-americanos foi de seis noites, e que o gasto médio destes turistas também está acima da média registada para outros mercados, sendo que o mercado americano é importante ainda para a diversificação de mercados do Destino.

A expectativa da ATA é que 2022 seja, para o setor turístico açoriano, “um ano superior ao de 2019”, alertando contudo que há que estar preparado e, para isso, é preciso assegurar já formação e mão-de-obra.

Segundo revelou a United Airlines,  a rota para Ponta Delgada é uma das suas cinco novas ligações para destinos que não são servidos por mais nenhuma companhia aérea norte-americana, e que fazem parte de um plano de expansão das suas rotas transatlânticas que contempla, além dos Açores, três voos semanais para  Amã (Jordânia); Bergen (Noruega); Palma de Maiorca (Ilhas Baleares na Espanha); e Tenerife (Ilhas Canárias).

Recorde-se de que a Delta Air Lines voou entre Nova Iorque (Aeroporto John F. Kennedy), e Ponta Delgada, numa operação sazonal de verão, com cinco voos semanais, entre maio e setembro de 2018 e de 2019. O anúncio de que, em 2020 a Delta deixaria de fazer estes voos foi na altura justificado pelo facto da rentabilidade da operação ter ficado abaixo da esperada pela companhia que registou 80% da ocupação dos voos, segundo revelou o governo regional na altura.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados