Açoriano Oriental
UNICEF e UE enviam até quarta-feira 80 toneladas de ajuda humanitária para o Nepal
A UNICEF, em parceria com a União Europeia (UE), anunciou o envio de dois aviões de carga com 80 toneladas de ajuda humanitária para o Nepal, país recentemente atingido por um forte sismo.
UNICEF e UE enviam até quarta-feira 80 toneladas de ajuda humanitária para o Nepal

Autor: Lusa/AO online

O primeiro avião partiu hoje do Dubai em direção à capital nepalesa, Katmandu, com uma carga de 40 toneladas de bens de emergência, divulgou, num comunicado, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

A partida do segundo aparelho, que vai transportar as restantes 40 toneladas de ajuda humanitária, está prevista para a próxima quarta-feira.

Segundo a UNICEF, estes voos foram viabilizados através de uma contribuição de 400 mil euros do Departamento de Ação Humanitária e Proteção Civil da Comissão Europeia (ECHO).

"Quando acontece uma catástrofe, é preciso ajudar depressa. A parceria UE-UNICEF tem sido capaz de reagir prontamente, fazendo chegar bens de primeira necessidade aos mais carenciados, mesmo quando a logística é excecionalmente desafiante. A nossa contribuição vai desempenhar um papel importante na ajuda às comunidades mais vulneráveis no Nepal", afirmou o diretor-geral do ECHO, Claus H. Sorensen, citado no comunicado.

Entre as 80 toneladas de ajuda vão estar artigos para as áreas da água, saneamento e higiene, incluindo materiais para tratamento de água, 'kits' para diarreias e para a cólera e contentores insufláveis para o fornecimento de água limpa, meios que pretendem travar, segundo a UNICEF, "o risco crescente de surtos de doenças com origem na água".

Os aviões vão ainda transportar 'kits' de saúde e oleados, uma vez que muitas famílias fugiram para espaços ao ar livre com receio da ocorrência de mais réplicas.

"A UNICEF conseguiu responder imediatamente às necessidades causadas pelo terramoto devastador", referiu a diretora-regional da UNICEF para o sul da Ásia, Karin Hulshof.

"Estes bens vão assegurar a continuidade dos serviços de saúde e manter os hospitais em funcionamento. Uma ajuda que vai acudir aos mais vulneráveis, aos feridos e a quem precisa de assistência médica urgente", frisou a mesma representante.

A UNICEF e os parceiros europeus preveem alcançar com esta ajuda humanitária cerca de 1,7 milhões de crianças, e as respetivas famílias, que foram atingidas pelo forte abalo, num total de 4,2 milhões de pessoas.

O forte abalo, de magnitude 7,8 na escala de Richter, foi registado no passado dia 25 de abril e provocou pelo menos 7.365 mortos e 14.366 feridos, segundo o balanço mais recente das autoridades nepalesas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados