UNESCO inscreve monte Fuji na lista do património mundial

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) inscreveu este sábado o monte Fuji, um dos símbolos mais conhecidos do Japão, na lista do património mundial.


 

Com 3,776 metros de altura, o monte Fuji "inspirou artistas e poetas e tem sido objeto de peregrinação durante séculos", assinala a UNESCO.

O monte Fuji localiza-se a oeste de Tóquio e está próximo da costa do oceano Pacífico da ilha de Honshu, na fronteira entre as províncias de Shizuoka e de Yamanashi.

"A forma cónica quase perfeita e a cobertura de neve do monte Fuji tem inspirado artistas (...) que produzem imagens que transcendem culturas e ajudaram a divulgar as montanhas em todo o mundo e com uma profunda influência sobre o desenvolvimento da arte ocidental", escreve a UNESCO.

A comissão do património mundial da UNESCO, que se reúne na 37.ª sessão anual em Phnom Penh, Camboja, deve analisar, ao todo, a inscrição de 31 locais naturais e culturais na lista do património mundial.

No domingo deverá ser avaliada a candidatura da Universidade de Coimbra a património mundial.

Acidade de Agadez (Níger), as casas de Médicis (Itália), ou a estação baleeira de Red Bay (Canadá), entre outros candidatos, aguardam também o veredito entre hoje e domingo.

PUB