EUA

Um norte-americano em cada cinco pensa que Obama é muçulmano

Um norte-americano em cada cinco pensa que Obama é muçulmano

 

Lusa / AO online   Internacional   19 de Ago de 2010, 11:51

Um norte-americano em cada cinco pensa, erradamente, que o presidente Barack Obama é muçulmano, indica uma sondagem publicada pelo jornal Washington Post.
Obama vai à igreja regularmente e fez numerosas declarações públicas sobre a sua fé cristã, mas o número de norte-americanos que acredita que o presidente é muçulmano aumentou para 18 por cento, de acordo com a pesquisa do Pew Research Center.

Apenas 34 por cento sabem que Obama é cristão.

A pesquisa foi feita entre 21 de Julho e 5 de Agosto, antes de Obama ter gerado controvérsia ao apoiar o direito de os muçulmanos construírem uma mesquita na zona onde estavam as Torres Gémeas, em Nova Iorque, alvo do atentado do 11 de Setembro de 2001, em nome da liberdade de culto garantida na Constituição dos Estados Unidos.

Em Outubro de 2008, apenas 12 por cento dos norte-americanos acreditavam que Obama era muçulmano, contra 51 por cento dos que sabiam que era cristão.

Entre os inquiridos que afirmaram que Obama era muçulmano, 60 por cento disseram obtido a informação nos «media».

Por outro lado, apenas 44 por cento das pessoas inquiridas “aprovaram” a actuação de Barack Obama como presidente, enquanto 41 por cento o consideraram “obsoleto”.

Em Março de 2009, apenas 26 por cento dos inquiridos classificavam o presidente de “obsoleto”.

A Casa Branca declarou ao Washington Post que estas informações erradas sobre a religião do presidente resultavam de «campanhas de desinformação» realizadas por opositores.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.