Açoriano Oriental
UGT/Açores quer “devolução progressiva” dos rendimentos na administração pública

O líder da UGT/Açores, Francisco Pimentel, defendeu a “devolução progressiva” do rendimento dos trabalhadores da administração pública que estão com as carreiras congeladas há dez anos, a propósito da elaboração do Orçamento da região para 2022.

UGT/Açores quer “devolução progressiva” dos rendimentos na administração pública

Autor: Lusa/AO Online

“A nossa preocupação é que haja uma devolução progressiva dos rendimentos do trabalho aos trabalhadores. Ao nível da administração pública em particular, [os trabalhadores] foram ‘comidos’ por dez anos de congelamentos na administração pública”, afirmou.

Francisco Pimentel falava na sede da Presidência do Governo dos Açores, em Ponta Delgada, após uma audiência com o líder do executivo açoriano, José Manuel Bolieiro, no âmbito da elaboração do Plano e Orçamento da região para 2022.

O líder da UGT/Açores disse ter existido “recetividade” por parte de Bolieiro quanto ao descongelamento das carreiras na administração pública.

Francisco Pimentel defendeu um “aumento líquido” dos rendimentos dos trabalhadores açorianos, através do reforço dos complementos regionais do abono de família e de pensão.

“A nossa preocupação é devolver rendimentos e aumentar o rendimento dos trabalhadores. Pode-se fazer de duas maneiras: através da redução da carga fiscal e também através do Orçamento da região”, assinalou.

O responsável pela central sindical no arquipélago enalteceu ainda a redução do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS) até ao máximo permitido por lei a partir de 01 de janeiro de 2022, conforme aprovado no Orçamento da região para 2021.

O Plano e o Orçamento dos Açores para 2022, os segundos da atual legislatura, vão ser discutidos até ao final no ano na Assembleia Legislativa Regional.

O Orçamento dos Açores para 2021 é de cerca de 1.900 milhões de euros, dos quais 165,7 milhões destinados ao transporte aéreo e à reestruturação da SATA, “um verdadeiro orçamento de exceção”, segundo disse em março o secretário das Finanças, Bastos e Silva.

O Plano e o Orçamento da região para 2021 foram aprovados em abril com os votos favoráveis do PSD, CDS-PP, PPM, IL e Chega e a abstenção do PAN.

O Governo dos Açores, de coligação PSD, CDS-PP, PPM, é liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados