Açoriano Oriental
UE e Cuba iniciam hoje terceira ronda de negociações, liberdades e economia em destaque
A União Europeia (UE) e Cuba iniciam hoje a terceira ronda de negociações para o primeiro acordo bilateral entre Havana e os parceiros europeus, com os direitos humanos e a abertura económica da ilha em destaque.
UE e Cuba iniciam hoje terceira ronda de negociações, liberdades e economia em destaque

Autor: Lusa/AO Online

“Não é só sensível a questão dos direitos humanos, alguns assuntos económicos também são sensíveis. Alcançar um acordo entre uma economia controlada pelo Estado e uma economia de mercado é difícil”, indicaram fontes comunitárias.

A União Europeia e Havana, que abriram negociações em abril de 2014 com a meta de estabelecer uma relação de cooperação, devem nesta fase discutir com mais profundidade as relações económicas e comerciais.

“O acordo, tal como o imaginamos, tem três grandes pilares: diálogo político, cooperação e assuntos comerciais e económicos", indicaram as mesmas fontes.

Esta terceira ronda, que vai decorrer até quinta-feira em Havana, estava inicialmente prevista para finais de 2014, mas as autoridades cubanas pediram um adiamento para “terem mais tempo”.

A UE reconheceu que “a promessa, a perspetiva de uma nova relação” entre os Estados Unidos e Cuba, países que continuam as negociações para normalizar as suas relações diplomáticas, terá “sem dúvida influência no processo de negociação” entre Havana e Bruxelas, ressalvando, no entanto, que “é ainda um pouco cedo para dizer como”.

"Desejamos aos dois o melhor, porque acreditamos firmemente que uma aproximação entre os Estados Unidos e Cuba é boa para os dois, para o hemisfério ocidental e para nós", indicaram as mesmas fontes comunitárias, numa referência a "uma convergência ou não ao nível dos interesses e expectativas do lado cubano, europeu e americano".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados