Açoriano Oriental
UE ativou sistema de mapas por satélite para apoiar autoridades indonésias

A União Europeia (UE) ativou o seu sistema de mapas por satélite através do programa Copernicus, para apoiar as autoridades indonésias nos esforços de resgate após o terremoto e o tsunami, que já causaram 384 mortos na ilha de Celebes.

UE ativou sistema de mapas por satélite para apoiar autoridades indonésias

Autor: Lusa/Ao online

"A UE apoia o povo e as autoridades indonésias nestes tempos difíceis, e oferecemos o nosso total apoio", afirmaram, em comunicado conjunto, a alta representante da UE para a política externa, Federica Mogherini, e o comissário para a ajuda humanitária e direitos humanos, Christos Stylianides.

Os responsáveis indicaram que a UE já ativou o seu serviço de mapas de satélite Copernicus, para ajudar as autoridades indonésias.

"Estamos a acompanhar a situação de perto e estamos prontos para mobilizar mais assistência", destacaram, expressando as suas condolências pelas vítimas e afetados.

As autoridades na Indonésia elevaram hoje para 384 o número de mortos na série de terremotos e tsunamis que atingiu a ilha de Celebes na sexta-feira, o que também causou uma extensa destruição. Há ainda 540 feridos e 29 desaparecidos, de acordo com dados provisórios.

A maioria das vítimas registou-se em Palu, cidade com cerca de 350.000 habitantes na costa oeste de Celebes, indicou Sutopo Purwo Nugroho, porta-voz da agência de catástrofes, que pediu hoje, em conferência de imprensa em Jacarta, “pessoal, voluntários e equipamento específico” para ajudar nas operações de socorro e limpeza.

Os hospitais de Palu que mais mortes reportaram à agência situam-se em Bhayangkara (161) e em Undata Mamboro Palu (141).

A catástrofe deixou mais de mil edifícios destruídos ou danificados e a missão mais importante agora é restabelecer a luz e as comunicações.

Técnicos de telecomunicações e transporte aéreo, que chegaram esta manhã ao aeroporto de Palu, já estão a trabalhar na reparação de algumas instalações elétricas danificadas.

O aeroporto de Palu, que opera voos nacionais, continua encerrado desde sexta-feira, após danos causados pelo sismo, que também afetou pontes, hospitais e portos.

Estão a funcionar os aeroportos de Poso, Toli-Toli, Luwuk Bangai e Mamuju, todos na mesma região.

As autoridades confirmaram a formação do tsunami depois de vários vídeos locais mostrarem nas redes sociais como Palu, situada numa estreita baía, era atingida com força pelas ondas.

A agência de geofísica emitiu um alerta de tsunami após o terramoto de magnitude 7,5 para advertir para ondas entre meio metro e um máximo de três metros na zona de Palu.

Segundo os vídeos gravados por particulares, a tromba de água que entrou na praia Talise de Paulu arrastou estruturas e veículos da costa e chegou a uma mesquita já afetada pelo terramoto, por entre os gritos dos residentes.

O terramoto de 7,5 na escala de Richter foi precedido, três horas antes, por outro de 6,1, que provocou a morte a uma pessoa e ferimentos em 10, além do desabamento de várias casas.

A Indonésia assenta sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica onde em cada ano se registam cerca de 7.000 terramotos, a maioria moderados.

Entre 29 de junho e 19 de agosto, pelo menos 557 pessoas morreram e quase 400.000 ficaram deslocadas devido a quatro terramotos de magnitudes compreendidas entre 6,3 e 6,9, que sacudiram a ilha indonésia de Lombok.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados