Açoriano Oriental
Turku e Tallinn designadas capitais europeias da Cultura em 2011
Os ministros da Cultura dos 27, reunidos em Bruxelas, sob presidência portuguesa, designaram oficialmente Turku (Finlândia) e Tallinn (Estónia) como Capitais Europeias da Cultura em 2011, sendo o testemunho passado no ano seguinte a Guimarães e Maribor (Eslovénia).

Autor: Lusa / AO online
A candidatura de Guimarães já foi anunciada há mais de um ano pela ministra portuguesa da Cultura, que presidiu à reunião dos 27, tendo Isabel Pires de Lima explicado na ocasião que a apresentação formal da candidatura é apenas "um acto formal", visto que Portugal, tal como a Eslovénia, têm direito a escolher uma cidade para 2012.

A escolha de Portugal recaiu, em Outubro de 2006, em Guimarães, classificada pela UNESCO Património da Humanidade, enquanto a Eslovénia elegeu Maribor, a segunda principal localidade do país depois da capital Ljubljana, tendo hoje apresentado formalmente a sua escolha em Bruxelas.

As duas cidades serão oficialmente designadas Capitais Europeias da Cultura de 2012 dentro de um ano.

A designação "Capital europeia da Cultura" foi aprovada pelo Conselho em 1985, com o objectivo de contribuir para a aproximação entre os povos europeus.

O Porto, juntamente com a cidade holandesa de Roterdão, foi em 2001 a Capital Europeia da Cultura, actualmente "nas mãos" da Cidade do Luxemburgo e de Sibiu (Roménia).
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados