Açoriano Oriental
Turista que se atirou ao mar na Madeira para apanhar navio internada
A turista inglesa socorrida no domingo por pescadores, quando tentava alcançar a nado o navio de cruzeiro onde tinha viajado até ao Funchal, foi internada num hospital psiquiátrico da Madeira, informou fonte do Serviço Regional de Saúde.
Turista que se atirou ao mar na Madeira para apanhar navio internada

Autor: Lusa/AO online

 

A mulher, de 65 anos, foi inicialmente transportada para o Hospital Dr. Nélio Mendonça, onde deu entrada no princípio da madrugada de domingo em estado bastante debilitado e com sintomas de hipotermia, mas foi transferida para a Casa de Saúde Câmara Pestana (hospital psiquiátrico para mulheres), tendo-lhe sido diagnosticado um surto agudo psicótico.

A turista chegou à Madeira no sábado (26 de março), acompanhada pelo marido, a bordo do navio "Marco Polo", mas, por razões ainda não apuradas, os dois terão decidido regressar a Inglaterra de avião.

O marido embarcou no voo das 18:55 com destino a Bristol, mas a mulher acabou por ser recolhida horas mais tarde por pescadores amadores, na zona de Santa Cruz, a leste do Funchal, onde fica o aeroporto, alegadamente quando tentava alcançar o navio a nado.

"Foi uma situação de milagre", disse à Lusa Marildo Freitas, um dos três pescadores responsáveis pelo resgate da turista, que aconteceu às 00:30 de domingo.

Marildo Freitas contou que decidiram fazer uma pescaria no final da noite por mero acaso, afastando-se cerca de 200 metros da costa, a bordo de um pequeno barco, na zona de São Pedro, concelho de Santa Cruz.

Pouco depois da meia-noite, os pescadores ouviram algo que lhes pareceu gritos, mas pensaram que podiam ser cagarras (ave marinha) e também acharam que o som provinha da costa.

Marildo Freitas explicou, no entanto, que decidiram desligar o motor do barco e escutar com mais atenção e foi então que ouviram alguém a pedir ajuda em inglês: "Help. I need help!".

O pedido de socorro vinha do mar, a cerca de 500 metros da costa, e, servindo-se das lanternas, os pescadores descobriram a turista, que estava completamente vestida, incluindo os sapatos, e nadava agarrada à mala de mão, que lhe servia de boia.

Recolheram-na cerca da meia-noite e meia e transportaram-na para o porto de abrigo de São Pedro, onde já se encontrava uma ambulância dos Bombeiros Municipais de Santa Cruz, que entretanto tinham sido alertados.

Marildo Freitas disse que a senhora se identificou como Susy e que estava "muito confusa" e "bastante pálida". Parecia "uma personagem do Titanic", afirmou.

O comandante da Capitania do Funchal, Félix Marques, relatou que até ao momento só é conhecida a versão da mulher, que informou às autoridades que depois de terem desembarcado no Funchal, ela e o marido compraram bilhete de avião com destino a Bristol.

"Já no aeroporto, o marido disse, segundo o relato da senhora, que afinal apanhava um táxi e regressava ao navio, mas isso não aconteceu e ele embarcou no avião", explicou Félix Marques, considerando que terá sido neste contexto de desorientação que a turista acabou por se atirar ao mar, quando viu o "Marco Polo" passar pela zona de Santa Cruz, cerca das 20:30.

A turista terá estado na água mais de três horas até ser socorrida.

O navio, que vinha de Barbados, deixou o porto do Funchal às 20:00 de sábado, tendo seguido viagem para Lisboa, onde atracou hoje cerca das 07:00.

Entretanto, fonte da Blatas, agente do navio na Madeira, disse que a operação no porto foi simples e normal, adiantando não ter conhecimento do que terá motivado o casal inglês a desistir da viagem no Funchal.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados