Açoriano Oriental
Trump manifesta compromisso com NATO e confirma presença na cimeira do G7
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou no sábado o seu "compromisso" com a NATO, que criticou em diversas ocasiões, e confirmou a presença na cimeira do G7 que vai decorrer em maio em Itália.
Trump manifesta compromisso com NATO e confirma presença na cimeira do G7

Autor: Lusa/AO Online

Num contacto telefónico com o primeiro-ministro italiano Paolo Gentiloni, Trump “concordou em participar na cimeira do G7 [o Grupo dos sete países mais industrializados] em Taormina [uma ilha da Sicília], na Itália, em maio”, onde também se reunirá com o chefe do Governo italiano, informou a Casa Branca.

Trump e Gentiloni concordaram em manter a cooperação bilateral na “luta para eliminar o Estado Islâmico [EI] e outras organizações terroristas”, para além de terem abordado a situação na Líbia “e o afluxo de imigrantes e refugiados à Europa”.

Donald Trump reiterou o compromisso dos Estados Unidos com a NATO e enfatizou a importância de que “todos os aliados da NATO participem nas despesas no setor da Defesa”, indicou a Casa Branca.

Trump acusou por diversas vezes a NATO de estar “obsoleta” e em 2016 criticou os parceiros europeus da Aliança por não disponibilizarem verbas suficientes, para além de sugerir que poderia reduzir o apoio norte-americano ao bloco transatlântico.

O Presidente norte-americano deverá manter hoje uma conversa telefónica com o secretário-geral da NATO Jens Stoltenberg, a primeira desde que assumiu a presidência dos EUA em 20 de janeiro.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados